Jornal Folha da Mata - Viçosa / MG

Área do Usuário Assinar Cadastrar Entrar
Silos da UFV recebem doação de equipamento de termometria

O setor de armazenamento de grãos do Departamento de Engenharia Agrícola da UFV (Universidade Federal de Viçosa) recebeu a doação de um equipamento de termometria digital no último dia 27. O aparelho é altamente preciso para medir a temperatura e a umidade relativa em silos e armazéns, além de auxiliar na tomada de decisão segura quanto à aeração automatizada.
A doação do equipamento foi realizada pelos empresários Eduardo de Aguiar, Murilo Schneider e Tarcísio Selinger, e teve a mediação da doutoranda em Engenharia Agrícola pela UFV, Juliana Soares Zeymer.
Segundo a doutoranda, que desenvolve uma pesquisa com o objetivo de encontrar soluções práticas para diminuir as perdas qualitativas e quantitativas que ocorrem durante o armazenamento de grãos, os silos da UFV não possuíam sistemas de termometria até então.
“A temperatura é um dos principais fatores que interferem na qualidade dos grãos durante o armazenamento, acelerando as reações bioquímicas e metabólicas, que favorecem a perda de matéria seca (carboidratos, lipídeos, proteínas, vitaminas) do grão. Portanto, o controle da temperatura deve ser feito de forma bastante eficaz”, explica Juliana.

 

Autor: Folha da Mata

Leia outras notícias

Facebook

Como chegar

Jornal Folha da Mata

Endereço

Dr. Milton Bandeira, 160 - Sala 107 - Centro
Viçosa - MG
CEP: 36570-000

Telefone

(31) 3891-2883