Jornal Folha da Mata - Viçosa / MG

Área do Usuário Assinar Cadastrar Entrar
Semana da Consciência Negra

De 20 a 25, uma série de atividades que fazem alusão à data da Consciência Negra ocorrerão em Viçosa. Na cidade a data passou a ter referência nas ruas pela Marcha da Consciência Negra que neste ano completa a IX, sendo organizada pelo NEAB (Núcleo de Estudos Afro-Brasileiro da UFV) com apoio e participação de vários movimentos sociais.
A concentração para a Marcha está programada para as 17 horas, no campus da UFV com saída prevista para as 18 horas, com destino Praça Silviano Brandão. Na chegada serão proferidas homenagens a pessoas que se destacaram neste ano, dentre estes Cidinha do Buieié e Teresinha Ferreira da UNEGRO.
Outra atividade destacada durante a Semana será a palestra do autor do livro “Empresário Negro”, Jorge Aparecido Monteiro (RJ). O certame acontece na sexta-feira, dia 24, às 16 horas, na sala 10, do Centro de Extensão e Ensino da UFV (CEE). Na oportunidade serão abordados questões como o empreendedorismo afro-brasileiro e o desenvolvimento sustentável da população negra brasileira; os vários desafios desde a educação básica e superior, o resgate da cidadania e da identidade cultural do povo negro entre outros.
No dia 25, sábado, o auditório da Estação Cultural Hervè Cordovil sedia, às 9 horas, a eleição e Posse do Conselho Municipal da Igualdade Racial e logo após a palestra também do Jorge Aparecido. Está prevista para o logo do sábado a Jornada Municipal Quilombola na qual ocorrerão apresentações culturais sendo uma promoção da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte, lazer e Patrimônio Histórico.
Consagrado como data de sensibilização nacional para conquista de direitos e de valorização da história e cultura da população negra, o 20 de Novembro foi instituído em 2003, em todos os currículos escolares e criado em 2011, pela Lei 12.519, e é celebrado em todo o país.
A Semana Nacional da Consciência Negra é uma data para reflexão, discussão e para comemorar a presença negra na sociedade brasileira e sua grande participação na constituição do nosso país.


Aspuv - Em homenagem ao Dia Nacional da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro, a Seção Sindical dos Docentes da UFV (Aspuv) promoverá um debate na segunda-feira, às 18h30, na casa 52 da Vila Giannetti/UFV.
O objetivo do debate é discutir questões como a inserção dos negros nas universidades, políticas étnico-raciais e a luta contra o racismo. A mesa de discussões será composta pela professora Maria Isabel Chrysostomo, do Departamento de Geografia da UFV, que abordará o tema “Políticas étnico-raciais em Viçosa: avanços e desafios nas últimas décadas”; pelo professor Paulino Cardoso, da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), falando sobre a “Luta antirracista e experiência democrática no Brasil contemporâneo”; e pelo professor Sales Augusto dos Santos, do Departamento de Ciências Sociais da UFV, que falará sobre “20 de Novembro: a consciência negra na universidade”.

 

Autor: Folha da Mata

Leia outras notícias

Facebook

Como chegar

Jornal Folha da Mata

Endereço

Dr. Milton Bandeira, 160 - Sala 107 - Centro
Viçosa - MG
CEP: 36570-000

Telefone

(31) 3891-2883