Jornal Folha da Mata - Viçosa / MG

Área do Usuário Assinar Cadastrar Entrar
Saae anuncia ampliação de capacidade de tratamento de água

Iniciada em julho de 2016, a primeira fase da ampliação da capacidade tratamento e distribuição da Estação de Tratamento de Água da Violeira (ETA II) deve ser concluída em setembro, segundo a direção do Saae. Foram construídos um novo filtro, nova unidade de floculação, e, ainda em andamento, está a reforma dos dois filtros existentes.
A ampliação permitirá o tratamento de 160 litros de água por segundo, 60% a mais que a capacidade atual (100 l/s). A autarquia está prometendo para os próximos dias, a realização das manobras de interligação das novas unidades com as existentes, podendo ocorrer interrupções no abastecimento, processo que deverá receber ampla divulgação institucional para evitar maiores transtornos à população.
Segundo o diretor presidente do Serviço Autônomo de Esgoto (Saae) de Viçosa, Rodrigo Bicalho, a ampliação da capacidade de tratamento da ETA II, junto com outras ações e obras já em andamento, permitirá que o município interrompa o racionamento de água e os demais problemas enfrentados nos últimos anos.
O aumento da população e seguidas baixas no manancial do Ribeirão São Bartolomeu, que abastece a ETA I - Bela Vista, levaram os órgãos que administram o sistema na o buscar outras forma de garantir o fornecimento de água tratada à população, e a opção mais viável, para então, foi buscar a ampliação da capacidade da ETA II – Violeira, que tem como fonte de abastecimento o Ribeirão Turvo Sujo.
A partir daí, o executivo municipal e a Saae, ainda em 2015, conseguiram aprovar junto à Superintendência Regional de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Zona da Mata (Supram) elevar, de 100 para 250 litros por segundo, a outorga de água de captação na Bacia do Turvo Sujo, ficando com o caminho livre para as expansões previstas.

 

Autor: Folha da Mata

Leia outras notícias

Facebook

Como chegar

Jornal Folha da Mata

Endereço

Dr. Milton Bandeira, 160 - Sala 107 - Centro
Viçosa - MG
CEP: 36570-000

Telefone

(31) 3891-2883