Jornal Folha da Mata - Viçosa / MG

Área do Usuário Assinar Cadastrar Entrar
Quadro clínico de criança internada no HSS remete a pneumonia

Os médicos que cuidam da criança que deu entrada no HSS (Hospital São Sebastião) estão descartando a possibilidade de ela estar contaminada pelo coronavírus e afirmam que tudo leva a crer tratar-se de uma pneumonia.

Em áudios que circulam pelas redes sociais, a mãe da criança informa que há poucos dias ela passou por uma cirurgia ortopédica em Belo Horizonte e estava sendo acompanhada pelo médico ortopedista Rodrigo Galinari, que a atendeu no conjunto de consultórios do Orto Life, no hospital Life Center, também na capital mineira. Diferentemente do que foi noticiado na madrugada de hoje, sexta-feira, 20, pelo site do Folha da Mata, não foi o ortopedista Ernane Avelar Fonseca, de 72 anos (que, juntamente com seu filho, que também é ortopedista, está internado em Belo Horizonte com a doença), quem atendeu a criança.

A internação da criança, que chegou ao HSS com febre e tosse, acendeu alerta nas autoridades municipais, que informaram terem seguido o protocolo sugerido pelo Ministério da Saúde, que acompanha os casos suspeitos de contaminação por coronavírus. Os resultados dos exames da criança ainda não foram divulgados e o descarte de contágio por coronavírus está sendo feito por meio do quadro clínico do paciente, que tem pneumonia unilateral e difere do quadro de pessoas contaminadas pelo coronavírus. Uma pessoa, de dentro do hospital, informou ainda que o paciente passa bem e que deverá receber alta, em breve, para continuar o tratamento contra a pneumonia em casa, e à base de antibióticos.

A mãe da criança ainda informa que os familiares dela não estão sendo investigados pela Secretaria de Saúde e que ontem, quando estiveram no HSS, aguardaram no carro a liberação do quarto hospitalar. Ela salientou que do carro, foram diretamente para o quarto, onde estão em isolamento, cumprimento protocolo imposto pelas autoridades de Saúde.

A mãe fez questão de informar que seu filho tem respondido bem ao tratamento contra a pneumonia e deverá receber alta em breve.

 


Hidroxicloroquina

Outra informação que chegou à redação do jornal Folha da Mata foi a de que um farmacêutico de Viçosa, que tem farmácia em outra cidade da região, na noite de ontem disponibilizou para o Município uma caixa do medicamento a base de hidroxicloroquina, que veio da cidade vizinha e ficou à disposição das autoridades de saúde de Viçosa.

Estudos estão sendo feitos sobre a eficácia do uso deste medicamento no tratamento de pacientes acometidos pelo coronavírus.

Autoridades de saúde alertam que o medicamento não pode ser usado na prevenção da doença e que sua eficácia no tratamento ainda não foi comprovada.


Novas medidas

Apesar de o Município já ter decretado medidas para diminuir o fluxo de pessoas pela cidade, novas providências deverão ser tomadas, já que muitas pessoas continuam transitando pela cidade. Ele explicou também que o caso da criança ainda não foi lançado no Boletim Epidemiológico do Município que, até o fechamento desta matéria, divulgava 12 casos notificados, dois descartados e nenhum confirmado.

Autor: Folha da Mata

Leia outras notícias

Facebook

Como chegar

Jornal Folha da Mata

Endereço

Dr. Milton Bandeira, 160 - Sala 107 - Centro
Viçosa - MG
CEP: 36570-000

Telefone

(31) 3891-2883