Jornal Folha da Mata - Viçosa / MG

Área do Usuário Assinar Cadastrar Entrar
Prefeitura quer efetivar Projeto Balde Cheio em Viçosa

Desenvolvido pela Embrapa Pecuária Sudeste, o programa Balde Cheio está há 20 anos levando capacitação para técnicos e produtores de leite de todos os portes, trazendo inovações e proporcionando o aumento da rentabilidade. Em Minas Gerais o programa foi implementado pela Federação de Agricultura e Pecuária do Estado, FAEMG, no ano de 2007.
De acordo com a pesquisa realizada em toda Minas Gerais, 76,2% das vacas das propriedades atendidas pelo programa Balde Cheio estão em lactação, na Zona da Mata e este número vai para 78,7%, número muito próximo do objetivo da atividade leiteira, que é 83%. Também foi apurado que 52% dos rebanhos são de vaca, já na Zona da Mata o valor aumenta para 54%. No item produtividade os resultados apontam para 4.484 litros de leite por hectare ao ano, comparados a 5.087 litros na região, índice semelhante aos da Argentina, Uruguai e Nova Zelândia. A pesquisa mostra, ainda, que o fluxo de caixa tem sido positivo, com uma média mensal de R$ 3.549,82.

Em Viçosa
Na busca de um melhor índice, a Secretaria Municipal de Agricultura (Seagri) iniciou o projeto em 2011 com inserção das ações do Programa Balde Cheio no Programa de Melhoria da Qualidade e da Produtividade da Pecuária Leiteira, o Pró-Leite, com os produtores da região, inserindo ações de controle da sanidade e melhoramento genético do rebanho, e ainda reforma de pastagens e compra conjunta de insumos. De acordo com técnicos da Emater, a produção diária de leite cru vem se mantendo, há anos, em 15 mil litros, aproximadamente.

 

Autor: Folha da Mata

Leia outras notícias

Facebook

Como chegar

Jornal Folha da Mata

Endereço

Dr. Milton Bandeira, 160 - Sala 107 - Centro
Viçosa - MG
CEP: 36570-000

Telefone

(31) 3891-2883