Jornal Folha da Mata - Viçosa / MG

Área do Usuário Assinar Cadastrar Entrar
Pré-moldados do Presídio com qualidade ABNT

A Prefeitura de Viçosa divulgou nesta terça-feira o recebimento de um laudo da engenharia civil da Univiçosa certificando que as peças produzidas pela fábrica de pré-moldados do Município instalada no Presídio de Viçosa atendem aos padrões estabelecidos pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).
A certificação é fruto de trabalho de tese de encerramento de curso do estudante de Engenharia Civil da Univiçosa, Raimundo Márcio Lopes. Agente penitenciário, Renato procurou a Prefeitura com a proposta de aplicar sua tese de qualidade em pré-moldados para levar melhorias à fábrica de artefatos de concreto pré-moldado do Presídio de Viçosa.
Segundo o superintendente de Gestão Pública e Governança, Luciano Piovesan Leme, com o objetivo de garantir a qualidade das peças produzidas na fábrica de artefatos pré-moldados do Município, a Prefeitura firmou uma parceria com a Univiçosa, já que as peças de pavimentação que vinham sendo produzidas na unidade prisional não atendiam às normas exigidas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).
O estudante disse que uma vez estabelecida a parceria, a equipe do Laboratório de Engenharia Civil, envolvida no projeto, desenvolveu o trabalho de avaliação das peças: “Nós fomos à fábrica, colhemos as peças e as analisamos e, ao fazer a ruptura a fim de saber qual era a resistência e absorção do material, pudemos constatar que elas não se enquadravam nas normas da ABNT”, revelou. Segundo o estudante Márcio dos Santos, após a análise das peças prontas e a constatação de suas características, a equipe coletou o material agregado que estava na fábrica e o levou ao Laboratório, onde foi classificado. A equipe também fez a certificação da qualidade desse material e, em seguida, traçou estratégias para que se atingisse a resistência e absorção necessárias à certificação da ABNT. Ao final do trabalho, a resistência alcançada foi de 37,8MPa, sendo que a norma exige 35Mpa, atestou.
O Diretor Geral da Univiçosa, Evaldo Zeferino Rodrigues, presente ao ato de entrega do certificado, afirmou que “ao longo desses 15 anos de atividade, a Univiçosa tem feito muitas parcerias com órgãos públicos e privados. Nesse caso, essa parceria com a prefeitura, que envolve o Laboratório de Engenharia Civil da Univiçosa, vai contribuir muito para a pavimentação da cidade, proporcionando mais um serviço de qualidade prestado a Viçosa e região”.
O superintendente Luciano Piovesan comemorou o resultado da parceria afirmando que “uma vez garantida a qualidade do material, significa também que as comunidades estão recebendo obras de qualidade e duradouras”. Luciano ainda agradeceu à instituição pela parceria e ressaltou que a Prefeitura tem interesse na formalização de outras parcerias coma instituição. “Todo o processo de análise feito no laboratório da Univiçosa não teve custos para a Prefeitura, demonstrando que a instituição reconhece a importância do trabalho de ressocialização que é realizado junto aos detentos”.
A equipe envolvida no projeto é composta pelo gestor do curso de Engenharia Civil, Adonai Gomes Fineza; o professor e engenheiro civil do Laboratório da Engenharia Civil, Rômulo Ulysses Vieira Rodrigues; o técnico do Laboratório, José Tarcísio do Nascimento; o acadêmico responsável pela pesquisa, Raimundo Márcio Lopes e a estagiária do Laboratório, Letícia Matias Martins.

 

Autor: Folha da Mata

Leia outras notícias

Facebook

Como chegar

Jornal Folha da Mata

Endereço

Dr. Milton Bandeira, 160 - Sala 107 - Centro
Viçosa - MG
CEP: 36570-000

Telefone

(31) 3891-2883