Jornal Folha da Mata - Viçosa / MG

Área do Usuário Assinar Cadastrar Entrar
Porto Firme comemora seus 64 anos

Emancipada em 1953, Porto Firme foi fundada pelo desbravador paulista João Siqueira Afonso, no final do século XVII. A febre do ouro, naquela época fez com que o aventureiro se estabelecesse na região banhada pelo rio Guarapiranga. Após a notícia da descoberta do metal o então povoado atraiu outros aventureiros, que construíram famílias e firmaram residência no local.
Passada a busca pelo ouro, os moradores decidiram dar início à prática da agricultura e da pecuária. O povoado que ali cresceu foi elevado à categoria de paróquia em 1877, recebendo o nome de Nossa Senhora do Porto Seguro.
Devido a constantes problemas de homônimo com a cidade baiana de Porto Seguro, a cidade passou a ser chamada de Porto Firme em 1943. Dez anos mais tarde, a localidade teve reconhecida a sua emancipação político-administrativa, no dia 18 de agosto de 1953.

Comemorações
A Prefeitura Municipal de Porto Firme preparou uma série de atividades festivas para os dias 17 a 20 de agosto, para comemorar o 64º aniversário de emancipação do município. Entre elas diversos shows, que acontecerão na Praça de Eventos, ao lado do Ginásio Poliesportivo da cidade e que serão abertos ao público.
Confira as comemorações a seguir:

Dia 17 de agosto
Abertura da festa, às 18 horas, com a 12ª Marcha para Jesus, evento evangélico que contará com cantores convidados da região. À noite, show com a Banda Sheknah às 20 horas e em seguida, show do JNeto.

Dia 18 de agosto
Missa em Ação de Graças em comemoração ao Aniversário de 64 anos de Porto Firme, às 19 horas na Igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição. Após a missa, a dupla Pedro e Robertinho abre os shows musicais da noite. Após, o cantor sertanejo Kleber Oliveira, conhecido nacionalmente por apresentar o Programa Terra da Padroeira, na TV Aparecida, dá sequência aos shows de aniversário da cidade, que terão ainda no palco Zezé e Joanísio, Banda Forrozão Sertanejo e DJ Jean Rodrigues.

Dia 19 de agosto
A tradicional Corrida Rústica da cidade, em sua 24ª edição, dá início, às 8 horas, às festividades do dia. À noite, a banda Dona Pequena, às 19h30, dá a largada Ao show, que contará ainda com a presença de Paloma Marques, Miss Minas Gerais e, encerrando a programação do sábado, show com a dupla sertaneja Munhoz e Mariano (23 horas).

Dia 20 de agosto
O domingo festivo com o evento esportivo, o 1º Trilhão de Porto Firme, às 10 horas. Ao meio-dia começa a Tarde Recreativa, com vários brinquedos gratuitos para a criançada. A programação de shows começa às 15 horas, com os Amigos da Viola e, às 17h30, apresentação de Daniel Penna. Em seguida, às 18h30, Naldo Benny encerra as festividades.

 

Autor: Folha da Mata

Leia outras notícias

Facebook

Como chegar

Jornal Folha da Mata

Endereço

Dr. Milton Bandeira, 160 - Sala 107 - Centro
Viçosa - MG
CEP: 36570-000

Telefone

(31) 3891-2883