Jornal Folha da Mata - Viçosa / MG

Área do Usuário Assinar Cadastrar Entrar
Placas padrão Mercosul começam a valer na segunda em Minas e devem custar ainda mais caro

A implantação das placas do padrão Mercosul começará na próxima segunda-feira, 17, em Minas Gerais. Antes prevista para ter início no dia 1º de dezembro, o prazo foi prorrogado após as alterações nas placas que retiraram os brasões de municípios e bandeiras dos estados. Em Viçosa, nenhuma das três fábricas de placas da cidade deu início à produção do novo modelo.
De acordo com o Detran-MG (Departamento de Trânsito de Minas Gerais), o novo prazo serve para cumprir as Resoluções 729 e 733 do Contran (Conselho Nacional de Trânsito). A Portaria 1.735/18, que altera para 17 de dezembro a previsão para a implantação da Placa padrão Mercosul, foi publicada no Diário Oficial de Minas Gerais no último dia 30.
“Considerando as normas federais que regulamentam a implantação da placa veicular no padrão do Mercosul, o Detran-MG está realizando o cadastramento das empresas fabricantes e estampadoras de placas para veículos credenciadas pelo órgão máximo executivo de trânsito”, disse o órgão em nota.
A decisão de retirar os brasões do novo modelo de placas foi divulgada no último dia 28 pelo Ministério das Cidades. "Após análise técnica de viabilidade e impacto, decidimos retirar os brasões das novas Placas Padrão Mercosul. Com isso, evitaremos qualquer despesa extra aos condutores de nosso país, embora o objetivo tenha sido desde o início apenas adotar um modelo mundial de identificação veicular e proporcionar mais agilidade por parte da polícia e segurança a todos", afirmou o ministro das Cidades, Alexandre Baldy.

NOVO PADRÃO
As novas placas veiculares do modelo do Mercosul, já em uso na Argentina e no Uruguai, começaram a ser usadas no Brasil no dia 11 de setembro. O Rio de Janeiro foi o primeiro estado a adotar o formato que utiliza quatro letras e três números.
Todas as placas terão QR Code. A placa também possui uma marca d´água com o nome do país e do Mercosul, para evitar a falsificação, e praticamente impossibilita a clonagem, e estará grafada na diagonal ao longo das placas. Elas têm quatro letras e três números, diferente das antigas que possuem três letras e quatro números.
O modelo segue o padrão definido para o Mercosul. O Brasil tem uma particularidade que os demais países partes do bloco comercial não têm: a frota registrada é de 97 milhões de veículos, que corresponde a mais de 80% de todos os veículos do Bloco.

 

Autor: Folha da Mata

Leia outras notícias

Facebook

Como chegar

Jornal Folha da Mata

Endereço

Dr. Milton Bandeira, 160 - Sala 107 - Centro
Viçosa - MG
CEP: 36570-000

Telefone

(31) 3891-2883