Jornal Folha da Mata - Viçosa / MG

Área do Usuário Assinar Cadastrar Entrar
Placas do Mercosul devem ser adotadas até novembro em MG, diz Detran

As novas placas veiculares do modelo do Mercosul, já em uso na Argentina e no Uruguai, começaram a ser usadas no Brasil na terça-feira da semana passada, 11. O Rio de Janeiro é o primeiro estado a adotar o formato que utiliza quatro letras e três números. Em Minas Gerais, segundo o Detran (Departamento de Trânsito), as adequações do sistema para a implantação da placa vão acontecer até novembro.
Todas as placas terão QRCode. A placa também possui uma marca d´água com o nome do país e do Mercosul, que evita a falsificação e praticamente impossibilita a clonagem, e estará grafada na diagonal ao longo das placas. No Brasil, a placa terá uma tira holográfica do lado esquerdo e um código bidimensional que conterá a identificação do fabricante, a data de fabricação e o número serial da placa.
O modelo segue o padrão definido para o Mercosul. O Brasil tem uma particularidade que os demais países partes do bloco comercial não têm: a frota registrada é de 97 milhões de veículos, que corresponde a mais de 80% de todos os veículos do Bloco.

 

Autor: Folha da Mata

Leia outras notícias

Facebook

Como chegar

Jornal Folha da Mata

Endereço

Dr. Milton Bandeira, 160 - Sala 107 - Centro
Viçosa - MG
CEP: 36570-000

Telefone

(31) 3891-2883