Jornal Folha da Mata - Viçosa / MG

Área do Usuário Assinar Cadastrar Entrar
Parlamento do Idoso começa a tomar forma

O Parlamento do Idoso, projeto da Escola do Legislativo que tem como objetivo possibilitar aos idosos vivenciar de perto o dia a dia dos trabalhos no Poder Legislativo, começa a tomar forma em Viçosa.
Concebido através do Projeto de Resolução 010/17, de autoria do vereador Geraldo Luís Andrade, Geraldão (PTB), o Parlamento do Idoso também vai oferecer aos seus participantes a possibilidade da atuação em jornadas parlamentares, com direito a diplomação e exercício do mandato.
De acordo com o Regimento Interno, vai poder participar do Parlamento do Idoso qualquer cidadão com idade igual ou superior a 60 anos. Eles irão ocupar o mesmo número de cadeiras oferecido, atualmente, pela Câmara e terão mandatos com duração de um ano a contar da posse.
No último dia 23 aconteceu a primeira capacitação para os idosos indicados para compor a primeira turma do Parlamento do Idoso. Durante quatro encontros, os 30 indicados desenvolverão atividades inerentes à jornada parlamentar juntamente com os coordenadores da Escola do Legislativo da Câmara, vereadores Brenda Santunioni (PP) e Geraldo Luís Andrade, Geraldão (PTB).
Os vinte primeiros integrantes do Parlamento do Idoso, ao lado da coordenadora Pedagógica da Escola do Legislativo, Michelle Dias, e da servidora Paula Murno, participaram do projeto “Câmara Visita”. Eles fizeram um tour pelas dependências da Câmara e se inteiraram sobre o funcionamento da Casa Legislativa.
Segundo o vereador Geraldão, para as próximas três semanas estão agendadas reuniões com o grupo para um estudo detalhado sobre o Regimento Interno do Parlamento do Idoso, inclusive com a possibilidade de uma visita ao Parlamento da Melhor Idade, projeto semelhante criado pela Câmara Municipal de Ubá.

Conselho - No último dia 24 foi eleita a Mesa Diretora do Conselho Municipal do Idoso, reativado este ano. Para presidir a entidade foi escolhido o representante do PMTI (Programa Municipal da Terceira Idade) Wederson Cândido Oliveira. O chefe do Departamento Municipal de Cultura, José Mario Rangel, ficou com a vice-presidência.
O defensor público Glauco Rodrigues e ex-conselheiros fizeram diversas palestras para os novos integrantes do Conselho do Idoso, abordando temas como a atuação do Conselho, direitos do idoso e importância do Parlamento do Idoso.

 

Autor: Folha da Mata

Leia outras notícias

Facebook

Como chegar

Jornal Folha da Mata

Endereço

Dr. Milton Bandeira, 160 - Sala 107 - Centro
Viçosa - MG
CEP: 36570-000

Telefone

(31) 3891-2883