Jornal Folha da Mata - Viçosa / MG

Área do Usuário Assinar Cadastrar Entrar
Oficinas de Performance na APAC de Viçosa

Há cerca de um ano, a APAC sedia as Oficinas de Performance com os presos. As oficinas fazem parte de um trabalho desenvolvido no âmbito do Programa de Educação Prisional em Minas Gerais – educação para os direitos humanos nas modalidades diferenciadas de ensino, desenvolvido com recursos PROEXT/MEC, em parceria com diversas licenciaturas da UFV, incluindo a Licenciatura em Dança. As atividades são coordenadas pela professora Christina Fornaciari (Departamento de Artes e Humanidades) e ministradas por ela, juntamente com a graduanda em Dança e bolsista do projeto, Rebeca Lima Soares.
Através da linguagem da Arte da Performance, foram realizadas atividades formativas e de apreciação, oferecidas semanalmente aos recuperandos. Por se tratar de uma linguagem artística que tem no corpo a materialidade da obra, as performances partem conceitualmente de algum aspecto social, que afeta o próprio indivíduo criador da obra.
Uma das propostas realizadas nesse contexto foi intitulada “Invisibilidade social” e reflete, de modo não verbal, sobre o modo como determinados grupos sociais sofrem o efeito da exclusão da sociedade. Em particular, buscou-se um olhar voltado para as pessoas encarceradas.
As fotos registram essa abordagem, cuja metodologia se deu ao recriar a série de fotografias do artista mineiro Paulo Nazareth, em que ele se coloca em meio ao ambiente, apagando seu rosto (foto).

 

Autor: Folha da Mata

Leia outras notícias

Facebook

Como chegar

Jornal Folha da Mata

Endereço

Dr. Milton Bandeira, 160 - Sala 107 - Centro
Viçosa - MG
CEP: 36570-000

Telefone

(31) 3891-2883