Jornal Folha da Mata - Viçosa / MG

Área do Usuário Assinar Cadastrar Entrar
Notificações também no comércio

Das calçadas em ruas comuns aos canteiros da avenida Santa Rita, por exemplo, a presença de lixo ainda é comum em Viçosa. Além dos moradores, um dos atores que mais contribuem para piorar o problema é o comércio que continua depositando resíduos em vias públicas fora do horário da coleta.
Na área central essa situação era corriqueira, mas as ações do Saae (Serviço Autônomo de Água e Esgoto), responsável pela limpeza pública e coleta de resíduos sólidos, conseguiram disciplinar a demanda, entretanto, declara o diretor de Limpeza Pública e Gestão de Resíduos Sólidos, Rodrigo Cardoso, alguns comerciantes ainda tentam driblar a fiscalização.
O exemplo mais recente aconteceu na madrugada do último dia 18, quando o sistema de fiscalização do Saae, flagrou um descarte de resíduos sólidos no calçadão da rua Arthur Bernardes. A origem do lixo foi identificada e os próprios agentes do Saae realizaram a limpeza e em seguida foi feita a advertência ao dono do comércio, conforme manda a legislação. O empresário foi informado da irregularidade e orientado que caso houver a reincidência da conduta irregular o mesmo será autuado e dele cobrada a multa.
De acordo com a Diretoria de Limpeza Pública, no calçadão da Arthur Bernardes a coleta é realizada de segunda-feira à sábado, sempre às 7 horas. Rodrigo alerta que vem intensificando o trabalho de fiscalização voltado aos estabelecimentos que têm por hábito o descarte de lixo fora do dia e horário estabelecidos. “Domingos e feriados não tem coleta em Viçosa, as pessoas precisam entender e respeitar. A responsabilidade por uma cidade mais limpa é de todos”, afirmou o diretor.
A respeito dessa situação, o Saae intensificou os avisos da não realização da coleta do lixo aos domingos e feriados, mas mesmo assim alguns comércios (lanchonetes, bares e restaurantes) que funcionam até a madrugada, continuam descartando seus resíduos após o fechamento dos estabelecimentos, nas madrugadas de sábados para domingos, ocasionando sujeita nas vias provocada por vândalos e animais.

 

Autor: Folha da Mata

Leia outras notícias

Facebook

Como chegar

Jornal Folha da Mata

Endereço

Dr. Milton Bandeira, 160 - Sala 107 - Centro
Viçosa - MG
CEP: 36570-000

Telefone

(31) 3891-2883