Jornal Folha da Mata - Viçosa / MG

Área do Usuário Assinar Cadastrar Entrar
Município investe em segurança alimentar nas escolas

O planejamento do cardápio, observando as qualidades nutricionais dos alimentos; e o processamento correto dos alimentos conforme as normas de segurança alimentar, foram os temas centrais do curso de reciclagem da capacitação dos profissionais responsáveis pela produção da merenda na Rede Municipal de Educação da Prefeitura Municipal de Viçosa.
A capacitação foi ministrada no último sábado, 1º, para cantineiros e auxiliares de cozinha das escolas municipais Professor Paulo Mário Del Giúdice, Doutor Juscelino Kubitschek e Nossa Senhora de Fátima, que também puderam aprender mais sobre legislação e práticas higiênico-sanitárias nas cozinhas escolares. O mini-curso aconteceu no campus da Universidade Federal de Viçosa (UFV) e contou com a parceria do Departamento de Nutrição da instituição e da Emater - MG (Empresa Mineira de Assistência Técnica e Extensão Rural de Minas Gerais).
As normas abordadas fazem parte de um conjunto de exigências dispostas em portarias e resoluções do Ministério da Saúde, da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e do Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae). "O objetivo da capacitação é também trazer aos profissionais a reflexão de que a escola é responsável pelos alunos e que, nesse sentido, a preparação da merenda exige cuidados que promovam a segurança alimentar e o bem-estar das crianças", enfatizou a nutricionista e coordenadora do setor de Merenda Escolar da PMV, Rosângela da Silva Diogo.
De acordo com a coordenação de Merenda Escolar da Secretaria Municipal de Educação, as 19 cozinhas das escolas da rede municipal preparam cerca de 80 refeições por dia para mais de 5 mil alunos. Para manter esse atendimento em dia a Prefeitura investe mais de R$1 milhão por ano na aquisição de produtos para a alimentação escolar.
A SME/PMV disse que estão programadas mais quatro edições do curso, para que a capacitação possa chegar a todos os 100 profissionais que trabalham nas cozinhas das escolas municipais. A próxima está marcada para o dia 29 de abril, para os servidores das escolas municipais Coronel Antônio da Silva Bernardes, Ministro Edmundo Lins e Doutor Januário de Andrade Fontes.

 

Autor: Folha da Mata

Leia outras notícias

Facebook

Como chegar

Jornal Folha da Mata

Endereço

Dr. Milton Bandeira, 160 - Sala 107 - Centro
Viçosa - MG
CEP: 36570-000

Telefone

(31) 3891-2883