Jornal Folha da Mata - Viçosa / MG

Área do Usuário Assinar Cadastrar Entrar
Mulher é internada em Viçosa com sintomas da doença misteriosa

Uma mulher deu entrada no Hospital São João Batista, em Viçosa, apresentando sintomas semelhantes ao da “síndrome nefroneural” nesta quinta-feira, 9. O caso está em investigação naquela unidade hospitalar e, preliminarmente, sabe-se que a paciente comprou a cerveja Belorizontina, da Backer, em Viçosa, e consumiu o produto em Guarapari (ES).

O caso acendeu o alerta sobre a possibilidade de que outros lotes da bebida possam estar contaminados, além dos L1 1348 e L2 1348, cuja investigação da Polícia Civil de Minas Gerais encontrou dietilenoglicol. A substância tóxica é utilizada em serpentinas no processo de refrigeração de cervejas e, segundo as primeiras investigações, pode ser a causa de contaminação de outros nove pacientes, em Minas Gerais, que apresentaram “síndrome nefroneural”.

Por orientação do secretário de Saúde de Viçosa, Marcus Schitini, a Vigilância Sanitária irá percorrer os estabelecimentos do município orientando os comerciantes a não venderem cerveja Belorizontina de nenhum lote, até que as investigações sejam finalizadas.

Todos os procedimentos previstos pela legislação estão sendo tomados e o caso já foi comunicado às autoridades de saúde estadual

Lotes suspeitos

Na manhã desta sexta-feira, 10, o jornal Folha da Mata percorreu estabelecimentos do município para verificar quais vendiam os lotes de Belorizontina já condenados pela Polícia Civil. Apenas três supermercados permaneciam com o produto nas prateleiras e em nenhum deles foram encontradas cervejas correspondentes aos lotes L1 1348 e L2 1348.

O produto, de outros lotes, está nas prateleiras do Supermercado Amantino, onde um dos responsáveis pelo estabelecimento informou que, por enquanto, não irá retirar o produto de venda. No Supermercado Escola, a cerveja Belorizontina havia sido retirada das gôndolas na tarde de hoje, sexta-feira, 10, enquanto que, no Supermercado Mineirão, em Viçosa, a retirada do produto aconteceu na manhã de hoje. Nos três supermercados não foram encontradas amostras dos lotes condenados pela Polícia Civil.

Contaminação em BH

Em Belo Horizonte, a análise foi feita em duas garrafas de cerveja encontradas nas residências de pacientes internados com sintomas da síndrome.

A Backer, em nota, informou que a substância encontrada não faz parte do processo de produção da cerveja e que os lotes em questão foram recolhidos na residência dos consumidores e retirados de circulação.

Doença misteriosa

Em Minas Gerais, já foram nove casos notificados à SES/MG (Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais), de pacientes do sexo masculino, com idade entre 23 e 76 anos, que apresentaram sintomas gastrointestinais associados à insuficiência renal aguda grave, seguida de alterações neurológicas.

A morte do paciente morador de Ubá, distante cerca de 60 km de Viçosa, foi confirmada na terça-feira, 7, em Juiz de Fora, onde o paciente estava internado. Também um caso foi descartado, devido ao paciente não apresentar os mesmos sintomas e ter doença renal prévia.

A SES/MG ainda não confirmou o que ocasionou o surgimento da “síndrome nefroneural”.

Autor: Folha da Mata

Leia outras notícias

Facebook

Como chegar

Jornal Folha da Mata

Endereço

Dr. Milton Bandeira, 160 - Sala 107 - Centro
Viçosa - MG
CEP: 36570-000

Telefone

(31) 3891-2883