Jornal Folha da Mata - Viçosa / MG

Área do Usuário Assinar Cadastrar Entrar
Melhores cafés da região de Viçosa serão conhecidos nesta quinta em Viçosa

A Emater (Empresa Mineira de Assistência Técnica e Extensão Rural), em parceria com a Secretaria de Estado de Agricultura de Minas Gerais realizará hoje, 30 de novembro, o encerramento do XIII Concurso de Cafés de Qualidade da Região de Viçosa. O evento será realizado às 13 horas no auditório da Funarbe (Fundação Arthur Bernardes).
O Concurso, iniciado em maio deste ano, contou com a inscrição, gratuita de 338 cafeicultores de 15 municípios cadastrados na Unidade Regional de Viçosa da Emater, representadas por proprietários, meeiros, parceiros e outros, que durante os seis meses seguintes à inscrição receber visitas constantes de técnicos da Emater às propriedades para dar orientações sobre o processo de colheita e pós-colheita.
As exigências para participar do evento eram que a propriedade estivesse localizada dentro da jurisdição da Unidade Regional e que os lotes de café fossem colhidos na safra 2016/2017. No mês de outubro, após a comprovação das exigências do regimento do concurso, foram colhidas as provas de cafés que passaram pelo processo de preparo, prova de codificação, prova de umidade (máximo 12%) e prova de xícara e degustação.
O concurso foi divido nas categorias de produção em baixa e alta altitudes. Na categoria baixa altitude, propriedade com até 900 metros, a modalidade Café Natural somou 159 amostras inscritas e na Café Cereja Descascado, 41 amostras. Já na categoria acima de 900 metros altitude houve a inscrição de 128 amostras na modalidade Café Natural e 10 na de Cereja Descascado.
Os nomes dos vencedores serão anunciados no evento de hoje à tarde quando serão premiados três finalistas em cada Modalidade. Os ganhadores receberão um valor em dinheiro e treinamento da Emater.

 

Autor: Folha da Mata

Leia outras notícias

Facebook

Como chegar

Jornal Folha da Mata

Endereço

Dr. Milton Bandeira, 160 - Sala 107 - Centro
Viçosa - MG
CEP: 36570-000

Telefone

(31) 3891-2883