Jornal Folha da Mata - Viçosa / MG

Área do Usuário Assinar Cadastrar Entrar
Lixo acumulado por causa de problemas nos caminhões do Saae

Em Viçosa, a reclamação quanto ao acúmulo de lixo pela cidade a fora é geral e o assunto viralizou na internet. Nas últimas duas semanas várias postagens denunciaram lixo espalhado por bairros diferentes porque a coleta não vem sendo feita regularmente.
O problema, segundo o Departamento de Limpeza do Saae (Serviço Autônomo de Água e Esgoto), ocorre porque os caminhões que o Saae disponibiliza para fazer esse tipo de trabalho estão quebrados e apenas dois (terceirizados) estão em funcionamento.
Na semana passada a direção da autarquia conseguiu emprestados dois caminhões para fazerem a coleta, mas mesmo assim ficou moroso.
Diariamente são coletadas 55 toneladas de lixo em Viçosa e esse número salta para 88 toneladas aos finais de semana, uma vez que o lixo não é recolhido nos sábados à tarde e nos domingos e feriados.
Um grande problema é que as pessoas, muitas vezes e por vários motivos, não conseguem colocar o lixo para fora de suas residências nos horários apropriados. De acordo com o Saae, a coleta domiciliar acontece de segunda a sexta-feira e aos sábados pela manhã. Nos domingos e nos feriados a coleta não é feita, exceto quando o feriado cai em uma segunda-feira, por exemplo. Nesse caso, para não ficar três dias sem o recolhimento e evitar o acúmulo, o Saae disponibiliza o serviço extraordinariamente.
A rotina da coleta em Viçosa acontece uma vez por dia à exceção dos locais onde estão concentrados bares e restaurantes, onde o lixo é coletado em duas etapas para se evitar o derramamento de chorume pelas ruas.
Ao todo são cinco caminhões fazendo as rotas pela cidade, com 34 pessoas trabalhando na coleta de lixo convencional. São 89 funcionários distribuídos na coleta, no aterro, na roçagem e na varrição. Somente no centro da cidade são disponibilizados 15 varredores, sendo os demais distribuídos pelos bairros.

 

Autor: Folha da Mata

Leia outras notícias

Facebook

Como chegar

Jornal Folha da Mata

Endereço

Dr. Milton Bandeira, 160 - Sala 107 - Centro
Viçosa - MG
CEP: 36570-000

Telefone

(31) 3891-2883