Jornal Folha da Mata - Viçosa / MG

Área do Usuário Assinar Cadastrar Entrar
Iplam libera pequena reforma em imóveis da Mário del Giudice

O Instituto de Planejamento Municipal (Iplam) deu parecer favorável à reforma simples do imóvel localizado à Praça Mário del Giudice, centro, em Viçosa onde funcionavam o Moreira’s Bar, um açougue, uma loja de celular, uma lanchonete e uma loja de conserto de máquinas de costura.
O imóvel possui cerca de 340 metros quadrados e, de acordo com a determinação do Iplam, deverá ser demolido com possibilidade de reaproveitamento de paredes externas, caso seja do interesse do proprietário.
A informação colhida pela reportagem do Folha da Mata no Iplam é a de que foram atendidas todas as exigências processuais para a liberação do alvará para a reforma pura e simples. Perguntado sobre as causas que provocaram a interdição do imóvel há cerca de dois anos, o presidente do Iplam, Romeu da Paixão, disse que são processos diferentes e que não sabia informar sobre o seu andamento, assunto que deveria ser tratado diretamente com o dono do imóvel. Procurado, um dos proprietários não quis falar a respeito.

Interdição
Interditado pelo Corpo de Bombeiros de Minas Gerais, em 22 de setembro de 2014, o imóvel apresentava rachaduras e trincas em suas paredes e nos pisos de todas as lojas.
A causa do problema teria sido a movimentação do solo, que é muito arenoso naquela área, provocado, talvez, pela passagem de um interceptor de esgoto em uma obra realizada pelo Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae).
À época os engenheiros do Iplam mostraram-se preocupados com a situação de uma tubulação que passa sob a praça, a cerca de 10 metros de profundidade, que apresentava sinais de rompimento.
Também na ocasião da interdição, foi solicitado que a Prefeitura contratasse uma empresa de engenharia especializada em sondagem para realizar o diagnóstico da real situação da tubulação e de todo o conjunto do subsolo da área da edificação e seu entorno.
Passados dois anos e quatro meses da interdição do imóvel, foi feita a liberação para a sua reforma, cujo alvará permissionário tem prazo de validade de dois anos, podendo ser renovado por mais dois.
Bahamas Mix
Também já foi liberada pelo Iplam a construção da nova loja da rede de Supermercados Bahamas, em Viçosa. As obras de construção da estrutura do Bahamas Mix, para vendas no atacado e varejo, já se iniciaram na esquina da avenida São João Batista com a Rua Francisco de Souza Fortes, no Bairro Nova Era, próximo à igreja de São João Batista.
A proposta da empresa é da comercialização de produtos em unidades (varejo) e em caixas fechadas (atacado) e R$10 milhões serão investidos na nova loja que terá cerca de 3 mil metros quadrados de área de compra e 180 vagas de estacionamento. O novo supermercado promete gerar 160 empregos diretos, sem contar com as contratações temporárias que a obra demandará até a sua conclusão.

Supermercado EPA
Já em relação ao Supermercado EPA, continuam as averiguações do Iplam sobre o processo de liberação, com alvará autorizativo, para a construção da loja em Viçosa.
O local escolhido é o imóvel onde funcionavam o Espaço Fama e a concessionária Volkswagen Recreio, vendido ao grupo DMA Distribuidora que controla a rede de supermercados EPA e EPA Plus.
A área onde será construída a sede do Supermercado EPA/Mineirão já está sendo demarcada, na avenida Governador Ozanan Coelho. Os barracões dos funcionários já foram erguidos e parte da estrutura do Espaço Fama já foi demolido. Mas, de acordo com o Iplam, a liberação para a obra ainda não foi feita por se tratar de um processo complexo que prevê remoção de terra e intervenções na rodovia para a construção do acesso ao empreendimento. O processo ainda está sendo analisado e a liberação para o início da obra não tem data definida.
O grupo EPA iniciou suas operações em Belo Horizonte e possui supermercados espalhados por diversas cidades de Minas Gerais e também no Espírito Santo. Ao todo, quase 13 mil funcionários trabalham nas lojas do grupo.

 

Autor: Folha da Mata

Leia outras notícias

Facebook

Como chegar

Jornal Folha da Mata

Endereço

Dr. Milton Bandeira, 160 - Sala 107 - Centro
Viçosa - MG
CEP: 36570-000

Telefone

(31) 3891-2883