Jornal Folha da Mata - Viçosa / MG

Área do Usuário Assinar Cadastrar Entrar
Inauguradas as obras de ampliação da Pedro Gomide

O prefeito Ângelo Chequer e o deputado estadual Roberto Andrade (PSB) estiveram na solenidade de inauguração das obras de ampliação da Escola Municipal Professor Pedro Gomide Filho, na noite da última sexta-feira, 10.
Por lá passaram também secretários municipais, vereadores, além da direção, professores, funcionários, pais, alunos da escola e membros da comunidade do bairro Santa Clara.
A solenidade foi aberta pelos alunos da escola, que fizeram uma alegre apresentação teatral. A diretora, Tânia Maria Diogo Pierre, destacou que aquela era uma obra de maior importância, realizada na escola desde sua construção pelo saudoso prefeito Antônio Chequer, na década de 90.
Ana Louricélia Monteiro, secretária municipal de Educação, considerando a melhorias feitas na prédio escolar, enfatizou a importância da estrutura física adequada para que os profissionais da educação possam atender de forma satisfatória os alunos.
O superintendente municipal de Gestão Pública e Governança, Luciano Piovesan, lembrou que, apesar das dificuldades econômicas que vivem as Prefeituras pelo País afora, a atual administração de Viçosa vem agindo de forma diferenciada com a realização de inúmeras e importantes obras, graças ao planejamento estratégico e gerenciamento sério dos recursos públicos. Ele agradeceu o empenho de todos os envolvidos com as obras e destacou a importância da fiscalização realizada pela engenheira Luíza Lopardi no acompanhamento e monitoramento das obras terceirizadas da Prefeitura.
Os vereadores Helder Evangelista e Raimundo Guimarães, moradores do bairro Santa Clara, também se manifestaram durante o evento e disseram que o bairro receberá em breve uma academia ao ar livre a ser instalada na praça Levindo Coelho, benefício conquistado em parceria com o deputado estadual Roberto Andrade.

Boa notícia
No descerramento da placa inaugural, o prefeito Ângelo Chequer solicitou ao Iplam (Instituto de Planejamento e Meio Ambiente de Viçosa) que comece a trabalhar na elaboração do projeto para a reforma da parte antiga da escola e também da construção da quadra poliesportiva no terreno da Prefeitura anexo ao educandário. Diante do público, Ângelo prometeu entregar, até o final de seu mandato, a escola totalmente reformada e a quadra construída.

A obra
O novo anexo é composto por três salas de aulas, uma sala multimídia e quatro banheiros, sendo dois adaptados às exigências de acessibilidade. O pátio foi pavimentado com bloquetes produzidos pelos detentos integrantes do projeto “Construindo a Liberdade”. Foi feita ainda a cobertura da área de ligação entre as partes velha e nova da escola. A obra custou aos cofres públicos cerca de R$270 mil.

O patrono
De acordo com a Assessoria de Imprensa da Prefeitura, Pedro Gomide Filho (Sô Pedrinho), que empresta o nome à escola, nasceu em Viçosa no dia 16 de abril de 1916. Era filho de Pedro Gomide e de Carlota Val Gomide. Cursou o primário no Grupo Escolar Cel. Antônio da Silva Bernardes e o secundário no Ginásio de Viçosa. Transferiu-se para o Colégio Pedro II, no Rio de Janeiro, onde fez o curso complementar. Casou-se, em Viçosa, com Maria José Duarte Pontes, e desse enlace nasceram Maria Lídia, José Lívio, Pedro Lívio, Márcia Lívia, Almiro Lúcio, Marisa Luzia, Maria das Graças, Marina Lúcia, Maria Lívia, Maria do Carmo, Camilo de Lélis e Guilherme Luiz Augusto.
Em Viçosa, trabalhou no cartório do segundo oficio e de registro de imóveis do Dr. Sebastião da Costa Val. Dedicou-se, a seguir, ao magistério secundário, lecionando Matemática e História no Ginásio de Viçosa, dirigido, então, pelo professor Alberto Álvaro Pacheco.
Com o Prof. José Henrique Rodrigues, ministrou cursos preparatórios para os exames de seleção dos vários cursos realizados na Universidade Federal de Viçosa. Pedro Gomide – diga-se de passagem, era também ator e diretor de peças teatrais - tinha conhecimento da Língua Portuguesa e da Matemática, mas suas aulas de História atraíam mais os alunos, transformando a sala em palco para os eventos de outrora, que se faziam reais, na fala do professor.
Em 1957, passou a fazer parte da Diretoria Administrativa do Colégio de Viçosa, como diretor secretário, cargo que ocupou até a data de seu falecimento, em 10 de maio de 1976, em razão de acidente automobilístico, na estrada de Paula Cândido.

 

Autor: Folha da Mata

Leia outras notícias

Facebook

Como chegar

Jornal Folha da Mata

Endereço

Dr. Milton Bandeira, 160 - Sala 107 - Centro
Viçosa - MG
CEP: 36570-000

Telefone

(31) 3891-2883