Jornal Folha da Mata - Viçosa / MG

Área do Usuário Assinar Cadastrar Entrar
Homenagens e cultura reverenciam ex-presidente Arthur Bernardes

A Semana Arthur Bernardes, promovida para perpetuar a memória do viçosense de maior destaque na política nacional, Arthur da Silva Bernardes – que governou o País de 1922 a 1926 – teve início no último sábado, 5, com solenidade pública comemorativa realizada junto ao monumento ao ex-presidente na Praça Silviano Brandão, a mais central e tradicional praça de Viçosa. Após esta abertura solene, com homenagens a personalidades-destaque na comunidade, as comemorações prosseguem durante a semana com atrações culturais diversas, incluindo eventos de gastronomia, educativos e esportivos.
Nas homenagens do último sábado, três cidadãos viçosenses - Nelson Fernandes Maciel, Leandro Grassi de Freitas e Inês Mollica Vitarelli - foram agraciados com o Diploma do Mérito Arthur Bernardes, a mais alta homenagem criada pela Associação Comercial de Viçosa para reverenciar aqueles que se destacam pela prestação de serviços relevantes à comunidade. Também foram destacados com menções honrosas à Rádio Montanhesa de Viçosa, que este ano comemora seu 67º aniversário de fundação e o casal Paulo e Maria Dantas; e, ainda, foi concedido o Prêmio de Empresário do Ano 2017 ao empreendedor do varejo alimentício, Carlos Dantas. No evento cívico, atiradores do Tiro de Guerra de Viçosa fizeram a entrega simbólica de faixa presidencial ao ex-presidente Arthur Bernardes.
Ainda na noite de sábado, aconteceu o Baile da Casa do Empresário no Buffet Parthenon, reunindo centenas de pessoas. Na ocasião, a entidade prestou a já tradicional homenagem às empresas que completaram quinquênios. Continuando as festividades da Semana Arthur Bernardes, no domingo foi a vez do evento Dia de Brincar, parceria da Casa do Empresário com Museu Histórico e Pinacoteca da UFV que levou dezenas de crianças e famílias ao campus da UFV, onde foi oferecida uma programação de lazer que incluiu brincadeiras e atividades lúdicas diversas.
Na Praça Silviano Brandão, palco principal do evento festivo, estão sendo disponibilizados cursos práticos na carreta itinerante do Senac/Sebrae. Já para o sábado, dia 12, está programada uma Rua de Lazer do Sesc, das 13h às 17 horas, também na mesma praça.

Confira a programação final

10 - (quinta-feira)
8h30 às 12h30 – Oficina Tecnológica | Gestão da Sustentabilidade – Como diminuir o desperdício em bares e restaurantes (Sebrae) – Casa do Empresário (inscrições gratuitas no 3899-8650).
9h - Carreta do Senac– Cursos voltados para os profissionais de salão de beleza- 2 workshops: Design de sobrancelha e Técnicas de Maquiagem – Praça Silviano Brandão
9h - Visitação ao Museu Arthur Bernardes – Praça Silviano Brandão.
14h às18h - Oficina Tecnológica | Gestão da Sustentabilidade – Redução de desperdício na produção das padarias (Sebrae) – Casa do Empresário. (inscrições gratuitas no 3899-8650)
19h - Apresentações culturais dos projetos da Secretaria de Cultura – Praça Silviano Brandão.
20h - Festival Arthur Bernardes de Música de Barzinho e Festival de Comida de Buteco da ABREVIR – Praça Silviano Brandão.

11 - (sexta-feira)
9h - Carreta do Senac – cursos voltados para os profissionais de salão de beleza – 2 workshops: Técnicas de Maquiagem e Design de sobrancelha – Praça Silviano Brandão
19h - Apresentações culturais dos projetos da Secretaria de Cultura – Praça Silviano Brandão.
20h - Festival Arthur Bernardes de Música de Barzinho e Festival de Comida de Buteco da ABREVIR – Praça Silviano Brandão.

12 - (sábado)
9h - Final do Soletrando: Concurso cultural nas escolas – Entrega dos prêmios aos vencedores – Praça Silviano Brandão.
13h às 17h - Rua do Lazer do SESC – Praça Silviano Brandão.
19h - Apresentações culturais dos projetos da Secretaria de Cultura – Praça Silviano Brandão.
20h - Festival Arthur Bernardes de Música de Barzinho (FINAL) e Festival de Comida de Buteco da Abrevir – Praça Silviano Brandão.

13 - (domingo) –Encerramento
9h - Caminhada Ecológica – Trilha UFV
Passeio Ciclístico– Mountain Bike – Trajeto 35 km (Viçosa, Cajuri, Paraguai, Viçosa). Saída:
Gramado das Quatro Pilastras.
Inscrições antecipadas na Casa do Empresário ou na data do evento, no local de partida, onde acontecerão as duas atividades, entre 8h e 8h40.

 

Autor: Folha da Mata

Leia outras notícias

Facebook

Como chegar

Jornal Folha da Mata

Endereço

Dr. Milton Bandeira, 160 - Sala 107 - Centro
Viçosa - MG
CEP: 36570-000

Telefone

(31) 3891-2883