Jornal Folha da Mata - Viçosa / MG

Área do Usuário Assinar Cadastrar Entrar
Fundador da Embrapa recebe título de Doutor Honoris Causa

O Conselho Universitário (Consu) da UFV concedeu, na manhã do último dia 19, em solenidade no Salão Nobre do Edifício Arthur Bernardes, mais um título de Doutor Honoris Causa. O homenageado foi o ex-aluno da UFV, um dos fundadores e pesquisador da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Eliseu Roberto de Andrade Alves.
A indicação foi feita pelo Departamento de Economia Rural e foi aprovada por unanimidade em reunião no dia 25 de novembro de 2016. O último título de Honoris Causa foi entregue ao professor emérito e titular da Universidade de São Paulo (USP) José de Souza Martins. Esse título é uma honraria com que entidades de ensino premiam, por mérito, personalidades de destaque.
A trajetória de Eliseu Alves está fortemente relacionada à história da pesquisa agrícola brasileira. O pesquisador foi um dos fundadores da Embrapa, onde foi diretor (1973-1979) e presidente (1979-1985). A solenidade de entrega da honraria foi presidida pela reitora Nilda de Fátima Ferreira Soares e teve a participação de parentes, amigos e representantes dos conselhos Universitário e de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFV. Participaram da sessão solene também os atuais e ex-professores do Departamento de Economia Rural, cujo colegiado indicou o nome de Eliseu Alves para a homenagem.
O homenageado é engenheiro agrônomo, formado pela UFV em 1954, com mestrado e doutorado em Economia Agrícola pela Purdue University (Estados Unidos), da qual também recebeu o título de Doutor Honoris Causa, em 1985.

 

Autor: Folha da Mata

Leia outras notícias

Facebook

Como chegar

Jornal Folha da Mata

Endereço

Dr. Milton Bandeira, 160 - Sala 107 - Centro
Viçosa - MG
CEP: 36570-000

Telefone

(31) 3891-2883