Jornal Folha da Mata - Viçosa / MG

Área do Usuário Assinar Cadastrar Entrar
Finalmente Viçosa volta a receber atendimento odontológico pelo SUS

Desde que o ex-secretário de Saúde de Viçosa, José Aparecido de Souza (Cido), determinou o fechamento do Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), criado pelo programa “Brasil Sorridente”, do Governo Federal, e que funcionava em dois endereços na cidade, a população vinha sofrendo com a precariedade no oferecimento do serviço.
As duas casas alugadas para o propósito – uma na rua Virgílio Val e outra na avenida Santa Rita – ficaram sem atender ao público por muitos dias. A opção, que seriam as Unidades Básicas do Programa Saúde da Família (PSF) dos Bairros Amoras, Novo Silvestre, Nova Viçosa, Santo Antônio II e São José e dos distritos de Cachoeira de Santa Cruz, Silvestre e São José do Triunfo, também não cumpriam os seus papeis e por um bom período os consultórios odontológicos instalados nelas ficaram fechados.
A desculpa da Prefeitura foi a de que os equipamentos estavam sucateados e que precisavam passar por ampla manutenção, o que somente foi conseguido há cerca de um mês, através da contratação de uma empresa especializada.

Retomada
Nessa semana, a Prefeitura de Viçosa anunciou a volta dos atendimentos odontológicos da rede do Sistema Único de Saúde (SUS). Os serviços estão sendo oferecidos, agora, em endereço único, na avenida Santa Rita, no centro da cidade. Depois que foram feitas as devidas manutenções nos equipamentos dos consultórios odontológicos, os atendimentos foram restabelecidos e o Setor de Atenção Odontológica da Secretaria de Saúde promoveu mudanças na estrutura da rede para garantir um melhor atendimento à população. Entre as melhorias se destaca a nucleação dos dois Centros Odontológicos Municipais (COMs), com a desativação do que funcionava na rua Virgílio Val, que foi incorporado à unidade da avenida Santa Rita.
Segundo a coordenadora do Serviço, Natállia Machado, desde a última semana o atendimento no Centro Odontológico Municipal está em curso normal.
São cinco dentistas atendendo pela manhã e cinco no turno da tarde, quando são feitas obturações, extrações, pequenas cirurgias e odontopediatria. Ainda de acordo com Natállia, a rede conta com 24 dentistas distribuídos entre as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) que oferecem o serviço. As UBSs do distrito de São José do Triunfo e do bairro Santo Antônio também passaram por manutenção e novos profissionais foram remanejados para garantir o funcionamento do serviço, que é realizado ainda nas unidades dos distritos de Cachoeira de Santa Cruz e Silvestre e no bairro Cidade Nova. Também segundo a coordenação do Setor, o serviço odontológico oferecido na unidade do bairro Arduíno Bolivar (Amoras) está passando por adequações e, por enquanto, os usuários devem procurar o Centro Odontológico da Avenida Santa Rita.

 

Desde que o ex-secretário de Saúde de Viçosa, José Aparecido de Souza (Cido), determinou o fechamento do Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), criado pelo programa “Brasil Sorridente”, do Governo Federal, e que funcionava em dois endereços na cidade, a população vinha sofrendo com a precariedade no oferecimento do serviço.As duas casas alugadas para o propósito – uma na rua Virgílio Val e outra na avenida Santa Rita – ficaram sem atender ao público por muitos dias. A opção, que seriam as Unidades Básicas do Programa Saúde da Família (PSF) dos Bairros Amoras, Novo Silvestre, Nova Viçosa, Santo Antônio II e São José e dos distritos de Cachoeira de Santa Cruz, Silvestre e São José do Triunfo, também não cumpriam os seus papeis e por um bom período os consultórios odontológicos instalados nelas ficaram fechados.A desculpa da Prefeitura foi a de que os equipamentos estavam sucateados e que precisavam passar por ampla manutenção, o que somente foi conseguido há cerca de um mês, através da contratação de uma empresa especializada.
RetomadaNessa semana, a Prefeitura de Viçosa anunciou a volta dos atendimentos odontológicos da rede do Sistema Único de Saúde (SUS). Os serviços estão sendo oferecidos, agora, em endereço único, na avenida Santa Rita, no centro da cidade. Depois que foram feitas as devidas manutenções nos equipamentos dos consultórios odontológicos, os atendimentos foram restabelecidos e o Setor de Atenção Odontológica da Secretaria de Saúde promoveu mudanças na estrutura da rede para garantir um melhor atendimento à população. Entre as melhorias se destaca a nucleação dos dois Centros Odontológicos Municipais (COMs), com a desativação do que funcionava na rua Virgílio Val, que foi  incorporado à unidade da avenida Santa Rita.Segundo a coordenadora do Serviço, Natállia Machado, desde a última semana o atendimento no Centro Odontológico Municipal está em curso normal. São cinco dentistas atendendo pela manhã e cinco no turno da tarde, quando são feitas obturações, extrações, pequenas cirurgias e odontopediatria. Ainda de acordo com Natállia, a rede conta com 24 dentistas distribuídos entre as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) que oferecem o serviço. As UBSs do distrito de São José do Triunfo e do bairro Santo Antônio também passaram por manutenção e novos profissionais foram remanejados para garantir o funcionamento do serviço, que é realizado ainda nas unidades dos distritos de Cachoeira de Santa Cruz e Silvestre e no bairro Cidade Nova. Também segundo a coordenação do Setor, o serviço odontológico oferecido na unidade do bairro Arduíno Bolivar (Amoras) está passando por adequações e, por enquanto, os usuários devem procurar o Centro Odontológico da Avenida Santa Rita.

Autor: Folha da Mata

Leia outras notícias

Facebook

Como chegar

Jornal Folha da Mata

Endereço

Dr. Milton Bandeira, 160 - Sala 107 - Centro
Viçosa - MG
CEP: 36570-000

Telefone

(31) 3891-2883