Jornal Folha da Mata - Viçosa / MG

Área do Usuário Assinar Cadastrar Entrar
Febre amarela Prefeitura de Viçosa garante ter imunizado 90% da população

O empenho dos servidores da saúde da Prefeitura de Viçosa e os apelos para que a população se imunizasse contra a febre amarela surtiram efeito. De acordo com o Serviço de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde, 66.630 moradores do município foram vacinados contra a doença até esta segunda-feira, 19, o que corresponde a 90% do público alvo.
Apesar do expressivo número de pessoas vacinadas, 12 casos foram notificados no município em 2018. Desses, cinco foram confirmados, inclusive, com três mortes (uma em janeiro e duas em fevereiro), em Viçosa e em Porto Firme. A última notificação da doença, já descartada na cidade, foi em 2 de março.
Na região, até essa terça-feira, 20, de acordo com o Boletim Epidemiológico da SES (Secretaria de Estado de Saúde), Paula Cândido registrou apenas um caso da doença, sem evolução; Pedra do Anta apresentou uma morte; em Ponte Nova, cinco pessoas morreram por causa da doença; duas mortes foram registradas em Porto Firme e em Teixeiras e Ervália, uma pessoa morreu vítima da febre amarela.
A vacina contra a febre amarela é gratuita e continua disponível na Sala de Vacinas da Policlínica e em todas as UBSs (Unidades Básicas de Saúde) do Município, todos os dias e em qualquer época do ano.
A vacinação está liberada para todas as faixas etárias, porém, pessoas com idade a partir dos 60 anos devem assinar uma declaração de que se encontram em perfeito estado de saúde. Gestantes só poderão ser vacinadas com autorização médica por escrito. Já quem apresenta um quadro de baixa imunidade, não pode ser vacinado.
Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde) uma dose da vacina é o suficiente para imunizar a pessoa por toda a vida.

 

Autor: Folha da Mata

Leia outras notícias

Facebook

Como chegar

Jornal Folha da Mata

Endereço

Dr. Milton Bandeira, 160 - Sala 107 - Centro
Viçosa - MG
CEP: 36570-000

Telefone

(31) 3891-2883