Jornal Folha da Mata - Viçosa / MG

Área do Usuário Assinar Cadastrar Entrar
Febre amarela mata ex-prefeito de Teixeiras

   A comunidade teixeirense está enlutada pelo falecimento do ex-prefeito Francisco Márcio Batista Teixeira, popularmente conhecido pelo apelido de Chiquinho.

   Ele esteve internado em Belo Horizonte, por duas semanas, com suspeita de ter contraído a febre amarela em seu sítio, na zona rural da cidade.

   Várias pessoas se manifestaram nas redes sociais, nos últimos dias, convocando a população a doar sangue, no hemocentro de Ponte Nova, para suprir as necessidades do paciente, em seu tratamento. Chiquinho não resistiu e morreu por volta das 22 horas desta quinta-feira, 1º. Seu sepultamento está marcado para as 18 horas de hoje, sexta-feira, 2, no Cemitério Municipal de Teixeiras.

   Chiquinho foi prefeito em Teixeiras por quatro anos, de janeiro de 2012 a dezembro de 2016. Seu sucessor, José Diogo Drumond Neto, decretou luto oficial no município por três dias.

Outra morte

   Geraldo da Cruz Barbosa Gonçalves, mais conhecido pelo apelido de Ladinho Didi, morador de Porto Firme que estava internado com suspeita da doença no hospital Eduardo Menezes, em Belo Horizonte também faleceu esta semana. Ladinho Didi teve a sua morte informada na última quarta-feira, 31, depois de ter ficado 14 dias em tratamento.

   Essa é a terceira morte causada pela doença na região, sendo duas em Porto Firme e uma em Viçosa.

   A Secretaria Municipal de Saúde de Viçosa informou que continua disponibilizando a vacina contra a febre amarela em todas as suas 16 Unidades Básicas de Saúde, das 8 às 15 horas, e também na Policlínica Municipal, das 8 às 16 horas. Além disso postos volantes têm sido instalados em pontos estratégicos para o oferecimento da vacina ao público.

Teixeiras

   Em Teixeiras, as ações de combate à doença estão sendo feitas pela Secretaria de Saúde através de uma série de medidas, com objetivo de evitar a sua disseminação.

   Segundo o coordenador da Atenção Primária à Saúde de Teixeiras, Alessandro Custódio Dias, 100% das residências da zona rural do município foram visitadas e todas as pessoas vacinadas. Ele registra que a vacinação nas quatro Unidades Básicas de Saúde foi intensificada, com o oferecimento das doses todos os dias e com o atendimento sendo estendido até as 20 horas. Ainda de acordo com o coordenador, no último dia 20 foi realizado o “Dia D” da vacinação no município, com ampla participação popular.

   Após um macaco morto ter sido encontrado em um bairro da cidade, todas as famílias teixeirenses foram imunizadas e foi feito um mutirão de limpeza para combate ao mosquito Aedes. Foi também aplicado o “Adulticida de Ultra Baixo Volume”, mais conhecido por “fumacê”. O mesmo procedimento foi feito nas imediações do sítio onde foi registrado um caso suspeito de febre amarela, de acordo com o coordenador.

Autor: Folha da Mata

Leia outras notícias

Facebook

Como chegar

Jornal Folha da Mata

Endereço

Dr. Milton Bandeira, 160 - Sala 107 - Centro
Viçosa - MG
CEP: 36570-000

Telefone

(31) 3891-2883