Jornal Folha da Mata - Viçosa / MG

Área do Usuário Assinar Cadastrar Entrar
Faleceu o ex-governador de Minas Francelino Pereira

O ex-governador de Minas Gerais, Francelino Pereira dos Santos, morreu na manhã da última quinta-feira, 21, em um hospital de Belo Horizonte, aos 96 anos de idade. Natural de Angical do Piauí (PI) o político foi governador de Minas Gerais entre 1979 e 1983, deputado federal entre 1963 e 1979 e senador entre 1995 e 2003. Nos últimos anos de vida, Francelino Pereira que vinha perdendo, pouco a pouco, a visão e a audição e viveu recluso em sua casa, sempre ao lado da esposa, Dona Latife, com quem que se casou aos 29 anos e teve três filhos: Maria Eugênia, Luiz Márcio e Paulo França.
Francelino governou o estado no regime militar, entre 1979 e 1983. Ele foi também senador por Minas Gerais, entre 1995 e 2003, durante o governo de Fernando Henrique Cardoso. O político também foi deputado federal por quatro mandatos entre 1963 e 1979, durante este período também foi o presidente da Aliança Renovadora Nacional (Arena), o partido dos militares. Antes disso, foi vereador em Belo Horizonte na década de 50.
Quando presidente nacional da Arena (Aliança Renovadora Nacional), entre as suas inúmeras declarações de apoio ao regime militar, notabilizou-se pela indagação, em meados de 1976: “Que país é este?” que inspirou não apenas chargistas, mas o escritor José Affonso Romano de Sant'Anna, além do compositor Renato Russo.
Em um de seus últimos pronunciamentos públicos como Senador, Francelino citou as cidades mineiras, dizendo que “Não há como não recordar convivências antigas, em cidades, casas ou ruas tranqüilas em nossa apaixonante Belo Horizonte e, também, - este é o instante de maior emoção - da nossa pequena e bela cidade de Coimbra, do nosso convívio ali perto, nas cercanias de Viçosa, no coração da Mata Mineira”.
Quando governador, destinou verbas para asfaltamento de ruas em Viçosa.

 

Autor: Folha da Mata

Leia outras notícias

Facebook

Como chegar

Jornal Folha da Mata

Endereço

Dr. Milton Bandeira, 160 - Sala 107 - Centro
Viçosa - MG
CEP: 36570-000

Telefone

(31) 3891-2883