Jornal Folha da Mata - Viçosa / MG

Área do Usuário Assinar Cadastrar Entrar
Estiagem prolongada preocupa

Viçosa está há cerca de cinco meses sem chuvas efetivas e isso vem causando consequências graves no abastecimento de água aos moradores, principalmente àqueles das partes mais altas da cidade.

A estiagem prolongada atinge mais de 50 municípios em todo o Estado e em Viçosa o reflexo é nítido em uma das principais fontes de captação utilizada pelo Saae (Serviço Autônomo de Água e Esgoto), que são as represas da UFV, abastecidas pelo ribeirão

São Bartolomeu.

Na represa situada entre a Dendrologia e a Silvicultura, a água já secou há muitos dias e, em consequência, a outra represa (próxima ao Supermercado Escola), onde é feita a captação da água para tratamento de água pelo Saae, também está com o seu nível muito abaixo do desejado.

Nesse feriado de 7 de setembro e na manhã desta sexta-feira, 8, em muitas residências dos bairros mais altos, como Santa Clara e Bom Jesus, não caiu água. O desabastecimento já começa a trazer problemas aos consumidores.

O Saae alerta para o desperdício e a população deve ficar atenta para denunciar, pelo 3899.5600, os casos de abusos que testemunhar.

Vilões do Desperdício

Escovar os dentes ou barbear com a torneira aberta por cinco minutos gasta 12 litros de água; mas se a torneira for aberta apenas para molhar a escova de dentes e se for utilizado um copo de água para enxaguar a boca, a economia é de 11,5 litros. Já no barbear, abrindo a torneira apenas para o enxague, pode-se economizar até 9 litros de água em casa e 79 litros em apartamento.

Lavar a louça com a torneira meio aberta durante 15 minutos consome 117 litros de água. Com economia, o consumo pode chegar a 20 litros. Por isso, a dica é limpar os restos de comida dos pratos e panelas e só depois abrir a torneira para molhá-los. Com a torneira fechada, ensaboe toda a louça e, então, abra a torneira para enxaguar.

Lavadora de roupas com capacidade para 5 quilos gasta 135 litros. O ideal é usá-la com a capacidade total e, no máximo, três vezes por semana.

Para quem lava o quintal a água do tanque ou máquina de lavar pode ser reaproveitada. Para quem rega as plantas durante 10 minutos com a mangueira aberta, o consumo de água pode chegar a 186 litros. Com o uso do regador ou, em último caso, uma mangueira com esguicho-revólver, a economia pode chegar a 96 litros de água.

Para os que gostam de lavar calçada ou lavar o carro com a mangueira aberta, o gasto é de 279 litros de água a cada 15 minutos. Por isso, deve-se usar a vassoura para limpar a calçada e o quintal, e um balde para lavar o carro.
Banho de ducha por 15 minutos, com o registro meio aberto, consome 135 litros de água. Fechar o registro ao ensaboar e reduzir o tempo do banho para 5 minutos, reduz o consumo para 45 litros.

 

Autor: Folha da Mata

Leia outras notícias

Facebook

Como chegar

Jornal Folha da Mata

Endereço

Dr. Milton Bandeira, 160 - Sala 107 - Centro
Viçosa - MG
CEP: 36570-000

Telefone

(31) 3891-2883