Jornal Folha da Mata - Viçosa / MG

Área do Usuário Assinar Cadastrar Entrar
Eleições 2018: como votar em Cajuri, Coimbra e Paula Cândido

As Eleições 2018 serão realizadas nesse domingo, 7 de outubro e se houver segundo turno, será no dia 28 do mesmo mês. O voto é obrigatório para brasileiros entre 18 e 70 anos e facultativo para analfabetos e jovens entre 16 e 18 anos.
No dia da eleição, o eleitor precisa levar um documento oficial com foto: carteira de identidade, passaporte, carteira de categoria profissional reconhecida por lei, certificado de reservista, carteira de trabalho, Documento Nacional de Identidade (DNI) ou carteira nacional de habilitação. É bom ter sempre em mão o título de eleitor, já que nele constam informações sobre a zona e a seção eleitoral. Há também a possibilidade de se usar o aplicativo “e-Título” (título de eleitor em meio digital, disponível para Android ou iOS), que substitui o documento oficial com foto.
Na hora da votação, o eleitor deverá digitar, no teclado da urna, o número dos candidatos de sua preferência na ordem dos cargos definidos pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral): deputado federal, deputado estadual ou distrital, senadores, governador e presidente. Na tela, aparecerão a foto, o número, o nome e a sigla do partido do candidato. Se as informações estiverem corretas, aperte a tecla verde “Confirma”. Para o cargo de senador, o eleitor deve realizar a operação acima duas vezes.
No portal do TSE, está disponível o Simulador de Votação 2018 que pode ser utilizado para treinamento do eleitor. No domingo, 7, a votação estará aberta entre 8 e 17 horas.
Nas eleições deste ano, o eleitor terá que votar em dois candidatos ao Senado. Não é válido votar duas vezes no mesmo candidato a senador. Se o eleitor repetir na urna o número do candidato, o segundo voto é automaticamente anulado, de acordo com o TSE. Nesse caso, irá aparecer a seguinte mensagem na tela da urna: “candidato repetido. Voto Nulo”

 

Autor: Folha da Mata

Leia outras notícias

Facebook

Como chegar

Jornal Folha da Mata

Endereço

Dr. Milton Bandeira, 160 - Sala 107 - Centro
Viçosa - MG
CEP: 36570-000

Telefone

(31) 3891-2883