Jornal Folha da Mata - Viçosa / MG

Área do Usuário Assinar Cadastrar Entrar
Discussão sobre instalação de antenas de telefonia celular traz técnicos da Anatel a Viçosa

As discussões em torno da instalação de Estações Rádio Base (ERBs) de telefonia celular em Viçosa continuam. Os vereadores Helder Evangelista, Cherinho (PTC), Brenda Santunioni (Progressistas) e Edenilson José de Oliveira (MDB) receberam, no último dia 1º, os técnicos da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações), Aquiles Rodrigues e Rafael Sales Dias, para uma reunião que contou também com as presenças do procurador Geral do Município, Marcelo Maranhão; da diretora do Iplam (Instituto de Planejamento e Meio Ambiente de Viçosa), Gerusa Ribeiro Borges Coelho, e do assessor de Relações Institucionais da Câmara Municipal, Wagner Rosado Pinheiro.
O assunto da pauta foi um desdobramento da audiência pública realizada no último mês de maio, que debateu os inconvenientes desse serviço, principalmente no tocante à saúde pública. Uma das principais preocupações de quem mora próximo do local onde as torres poderão ser instaladas, é quanto à radiação e seus efeitos nocivos.
De acordo com a Associação Brasileira de Compatibilidade Eletromagnética (Abricem), a radiação eletromagnética não ionizante (RNI), quando controlada, como é o caso da emitida pelos equipamentos de telefonia celular, não afeta o corpo humano, uma vez que elas não têm energia para alterar átomos e moléculas. Sendo assim, as RNIs não são cancerígenas, desde que obedecidas às especificações nacionais e internacionais.
Segundo os técnicos da Anatel, no ano passado foram realizados em Viçosa estudos relacionados a cerca de 4.400 medições nas antenas de telefonia móvel e não foram encontrados níveis preocupantes de radiação. “Todas as medições apresentaram níveis muito abaixo do permitido pela OMS (Organização Mundial de Saúde), dados confirmados no último dia 31 de julho e 1º de agosto quando novas medições foram efetuadas”, afiançaram os técnicos.

 

Autor: Folha da Mata

Leia outras notícias

Facebook

Como chegar

Jornal Folha da Mata

Endereço

Dr. Milton Bandeira, 160 - Sala 107 - Centro
Viçosa - MG
CEP: 36570-000

Telefone

(31) 3891-2883