Jornal Folha da Mata - Viçosa / MG

Área do Usuário Assinar Cadastrar Entrar
Dezembro Vermelho: Saúde Municipal faz prevenção de DST´s

A Secretaria Municipal de Saúde de Viçosa programou para o decorrer deste mês uma série de ações de combate e esclarecimento sobre as doenças sexualmente transmissíveis (DST) nas UBS (Unidades Básica de Saúde) do Programa de Saúde da Família (PSF) e outras unidades de saúde. A campanha, denominada Dezembro Vermelho, chama a atenção para a importância das medidas de prevenção, assistência, proteção e promoção dos direitos humanos das pessoas que vivem com o vírus HIV e outras doenças sexualmente transmissíveis.
O Dezembro Vermelho é a denominação-referência que se dá a um conjunto de ações inseridas em proposta da Lei 13.504, aprovada no ano passado, que instituiu o dia 1º de dezembro Dia Mundial de Luta contra a Aids.
Durante a campanha as unidades de saúde do município deverão estar ornamentadas com as alegorias que personalizam o tema da campanha. Também haverá intervenções no centro da cidade, onde uma tenda de atendimento montada em frente ao prédio da Câmara Municipal, oferece gratuitamente testes rápidos de HIV, sífilis e hepatites B e C. Os exames são gratuitos e o resultado é informado na hora. A partir do dia 15, essa sexta-feira, esses mesmos exames estarão disponíveis em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) da cidade.
De acordo com a coordenadora da Atenção Primária em Saúde de Viçosa, Luciane Asevedo, as equipes de enfermeiros e agentes comunitários de saúde foram capacitados para realizarem os testes. “A equipe do serviço especializado em DST/Aids da Secretaria Municipal de Saúde capacitou os colaboradores das UBS ensinando a maneira adequada de acolher, orientar e encaminhar os pacientes, se for o caso”, completou.
Segundo dados da secretaria de saúde, em 2017 foram registrados em Viçosa 18 casos de Aids, número que, em comparação com os anos anteriores, mostra que houve uma diminuição nos casos de infestação pelo vírus, que chegaram a 47 em 2015 e 39 em 2016.
Em relação à sífilis adquirida, a Secretaria Municipal de Saúde de Viçosa registrou neste ano 5 casos. Em 2016 eram 21 e, em 2015, 6 casos. Neste não houve nenhum caso de sífilis em gestante. Em contrapartida, em 2016 foram 7 casos e, em 2015, 6 notificações.

 

Autor: Folha da Mata

Leia outras notícias

Facebook

Como chegar

Jornal Folha da Mata

Endereço

Dr. Milton Bandeira, 160 - Sala 107 - Centro
Viçosa - MG
CEP: 36570-000

Telefone

(31) 3891-2883