Jornal Folha da Mata - Viçosa / MG

Área do Usuário Assinar Cadastrar Entrar
Deputado reitera pedido de cessão de máquinas ao Governo de Minas

O deputado estadual Roberto Andrade (PSB) reiterou o pedido ao Secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Pedro Cláudio Coutinho Leitão, de cessão de máquinas em desuso na regional da extinta RuralMinas em Muriaé para a Amman (Associação de Municípios da Zona da Mata Norte)
Por meio de carta, remetida no último dia 11, o parlamentar viçosense pede ao secretário que analise com particular empenho a viabilidade de atendimento de pleito formulado recentemente pela Amman ao Governo de Minas.
A solicitação foi decidida em reunião realizada no dia 7 de agosto, promovida pelo deputado Roberto Andrade junto à Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), com a presença do prefeito Ângelo Chequer; do superintendente Luciano Piovesan Leme; do secretário-adjunto Amarildo José Brumano Kalil; do sócio-proprietário da empresa, Victor Emanuel dos Santos; e do engenheiro civil Antônio de Pádua Oliveira, responsável pelo projeto de expansão da empresa que na oportunidade solicitaram a liberação dos equipamentos de terraplanagem para agilizar as obras de ampliação da Microvet. Foi solicitado também o apoio do Governo de Minas para a Amman, de onde surgiu a ideia de aproveitar as máquinas em prol dos municípios pertencentes a Associação.
Os equipamentos estão parados há mais de dois anos e sujeitos a corrosão, roubos e estragos provenientes do tempo parado. Diante da necessidade de utilização constantes dos municípios participantes da Amman, foi solicitado pela presidente da entidade, Marcelo Rodrigues da Silva, a doação ou cessão dos equipamentos.
Na listagem dos equipamentos pedidos estão 4 Patrol, marca New Holland, modelo RG140B, uma Pá Carregadeira marca New Holland,, modelo 12CT, um Rolo Compactador, marca Proctor, sem modelo especificado, uma Retroescavadeira, marca New Holland, modelo LB90, um Trator de Esteira, marca New Holland, modelo D170, um Trator de Pneu, marca New Holland, modelo TM150E e uma Pick-up Ford Ranger 4x4 de placa HMH-8302. Ao total são10 equipamentos solicitados, sendo 7 de modelos diferentes.
O secretário de Agropecuária e Desenvolvimento Rural de Viçosa, Marcos Fialho, esteve na sede regional da extinta RuralMinas em Muriaé para fazer a inspeção das máquinas, que estão guardadas há algum tempo, desde a extinção do órgão vinculado do governo do estado, ocorrida recentemente.
Segundo o superintendente de Governança da Prefeitura de Viçosa, Luciano Piovesan Leme, os equipamentos estão “sem destino certo e que poderiam estar prestando importantes serviços em Viçosa e região por meio da Amman”.
A reportagem do jornal Folha da Mata entrou em contato com a Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento e, de acordo com a chefe de Gabinete do órgão, Lívia Maria Siqueira, o Secretário está empenhando nesta demanda.

Apoio da Câmara
O assunto repercutiu na Câmara Municipal durante a Reunião Ordinária no último dia 3 de outubro. A Mesa Diretora da Casa teve aprovado o Requerimento 022/17, que reforça ao governador Fernando Pimentel o pedido da doação ou cessão dos equipamentos.
Assinado pelos vereadores Carlitos Alves (PSDB), Helder Evangelista (PTC), Wallace Arlindo Calderano (PSC) e Arlindo Antônio de Oliveira Carneiro (PSDB), o documento solicita a concessão administrativa de uso dos equipamentos, considerando que os mesmos já vinham sendo utilizados pela Amman até a extinção da Ruralminas.

 

Autor: Folha da Mata

Leia outras notícias

Facebook

Como chegar

Jornal Folha da Mata

Endereço

Dr. Milton Bandeira, 160 - Sala 107 - Centro
Viçosa - MG
CEP: 36570-000

Telefone

(31) 3891-2883