Jornal Folha da Mata - Viçosa / MG

Área do Usuário Assinar Cadastrar Entrar
Criada a 5ª Delegacia Regional de Polícia Civil de Viçosa

Na última quinta-feira, 11, o chefe da Polícia Civil de Minas Gerais, delegado-geral João Octacílio Silva Neto, assinou a resolução que instituiu a 5ª Delegacia Regional de Viçosa. O ato permitiu que fossem destinados ao município novos delegados, peritos e médico legista, além de mais viaturas e ampliação da estrutura física da unidade. Com a chegada do novo efetivo, está próximo o dia de a delegacia operar em regime de plantão 24 horas.
As delegacias regionais da Polícia Civil constituem um nível intermediário de gestão em âmbito localizado, sendo que o estado de Minas Gerais, atualmente, encontra-se dividido em nove departamentos e 54 delegacias regionais. Os delegados regionais têm a incumbência de proceder a gestão operacional e a articulação das delegacias no campo das apurações penais e do exercício da polícia judiciária, buscando a redução da criminalidade.
Com a instalação da regional, Viçosa não mais responderá à Delegacia Regional de Polícia Civil de Ubá e estará, agora, subordinada ao 4º Departamento de Polícia Civil de Juiz de Fora, como é o caso da 10ª Cia. Independente de Polícia Militar de Viçosa, e contará com as comarcas de Viçosa, Ervália e Teixeiras, o que abrangerá as cidades de Cajuri, Coimbra, Paula Cândido, Canaã, São Miguel do Anta, Araponga e Pedra do Anta. A atual delegacia receberá um prédio anexo de 104 m², obra orçada em R$ 230 mil, que ainda não tem aporte financeiro destinado pelo Governo de Minas.
O fato de os plantões voltarem a ser realizados em Viçosa traz diversos benefícios para a segurança pública dos municípios subordinados, já que acabam com os longos deslocamentos feitos por policiais militares, vítimas, testemunhas e autores de crimes até Ubá.
A solenidade contou com a presença de autoridades da Polícia Civil e da Polícia Militar, representantes da Justiça e lideranças municipais e regionais. Primeiro a discursar, o prefeito Ângelo Chequer fez questão de enaltecer o trabalho dos policiais civis de Viçosa, que, mesmo com estrutura operacional limitada, “têm tirado leite de pedra e feito um trabalho digno de respeito e admiração”. Para o prefeito, “a instalação da delegacia regional representa uma conquista para a segurança pública em Viçosa, onde, nos últimos anos, os investimentos do estado não acompanham o visível e bárbaro crescimento da criminalidade e da violência”. Ângelo também falou do apoio logístico e financeiro, no valor de R$ 260 mil anuais, que a Prefeitura dá à Polícia Civil mesmo não sendo obrigação do Executivo municipal.
O deputado Thiago Cota, um dos responsáveis pela viabilização da nova Delegacia em Viçosa, afirmou que a nova Delegacia trará agilidade no atendimento à população da região, dentre diversas outras ações com o principal objetivo de reduzir a criminalidade.
Para Thiago Cota, este momento é histórico e o empenho da chefia da Polícia Civil e do governador foi primordial. “A população desta região só terá a ganhar com a criação desta regional. Temos só que agradecer ao doutor João Octacílio e ao governador Fernando Pimentel, que se empenharam para atender a esta demanda tão importante”, frisou o deputado.
Com a criação da regional, diversas melhorias ocorrerão no atendimento, já que além de incremento no efetivo dos servidores e melhoria na infraestrutura, haverá a criação da Delegacia de Mulheres em Viçosa. “Quero comunicar a sinalização positiva do governador Fernando Pimentel para realizarmos, o mais breve possível, o concurso para delegados e escrivães. Desta forma, assim que isto ocorrer, designaremos uma delegada para atendimento específico nesta regional”, informou o chefe de Polícia Civil.
Outra novidade apresentada pelo chefe da Polícia Civil, já solicitada pelo deputado Thiago Cota, foi o incremento do efetivo de peritos e médico-legista para o funcionamento do Posto de Perícia Integradas (PPI). “Já designamos os profissionais necessários para o efetivo funcionamento do PPI. Em muito breve a população será atendida de forma adequada, pois os serviços de perícias, necrópsia, exames de corpo de delito, balística, entre outros, serão otimizados”, comemorou João Octacílio.
Já o deputado Roberto Andrade destacou o momento histórico para Viçosa, uma vez que a regionalização da delegacia da Polícia Civil era um pleito antigo dos cidadãos de toda a microrregião. Na ocasião, o parlamentar viçosense lembrou que, embora a repreensão ao crime seja indispensável, o fundamental para combater a violência é atuar de maneira preventiva, dando apoio a projetos de inclusão social. Roberto Andrade citou o exemplo do Projeto Passos para um Futuro, iniciativa do deputado, em parceria com o Núcleo de Arte e Dança, que oferece aulas de dança e percussão para crianças e adolescentes carentes do município e é referência estadual de promoção da arte. Segundo Roberto Andrade, o próximo passo das lideranças políticas é lutar pela elevação de alguma delegacia regional da Zona da Mata para departamento, com capacidade de atender as várias microrregiões.
A Delegacia Regional de Viçosa conta, ao todo, com seis delegados - Bruno Cerqueira Mazzini, Edvin Otto, Moisés Albuquerque, Fábio Luiz Carvalho e Diogo Abdo Jorge, além do delegado regional Mauro Ricardo Guimarães – e também com o delegado de Ervália, José Donizetti Teixeira, que ajudará nos revezamentos dos plantões.
Na solenidade acontecida na Delegacia de Polícia Civil de Viçosa, à Rua Nossa Senhora das Graças, 53, Bairro Bom Jesus, estiveram presentes, além das autoridades citadas acima, o juiz federal Rafael Torres; o corregedor-geral da Polícia Civil, Gustavo Adélio Lara Ferreira; o superintendente de Investigação e Polícia Judiciária, Márcio Lobato Rodrigues; o chefe do Departamento de Juiz de Fora, Carlos Roberto da Silveira Costa, o chefe da Regional de Ubá, Gutemberg de Souza Filho e o delegado José Marcelo Loureiro, além de alguns prefeitos e vereadores de cidades vizinhas, autoridades do judiciário, Universidade Federal de Viçosa e conselhos municipal de Segurança e de Políticas Antidrogas.
A criação da Delegacia Regional de Viçosa foi fruto de um esforço coletivo de várias autoridades. Vale destacar a atuação do ex-secretário de Agricultura de Minas Gerais, João Cruz Reis, que esteve em várias reuniões de autoridades viçosenses enquanto atuou como secretário de Estado. Noutras frentes estiveram o prefeito de Viçosa, Ângelo Chequer e o deputado estadual Roberto Andrade, a ex-presidente da Câmara de Viçosa, Cristina Fontes e o deputado estadual Thiago Cota, que foi quem anunciou em primeira mão a criação da regional. O vereador Helder Evangelista (Cheirinho) também não mediu esforços e, inclusive, arrecadou assinaturas num abaixo-assinado que foi enviado para o Governo do Estado, com pedido de criação de Delegacia Regional.

 

Autor: Folha da Mata

Leia outras notícias

Facebook

Como chegar

Jornal Folha da Mata

Endereço

Dr. Milton Bandeira, 160 - Sala 107 - Centro
Viçosa - MG
CEP: 36570-000

Telefone

(31) 3891-2883