Jornal Folha da Mata - Viçosa / MG

Área do Usuário Assinar Cadastrar Entrar

Choveu forte desde a madrugada até por volta das 9 horas da manhã desta sexta-feira, 01 de dezembro, em Viçosa, e as inundações de ruas e regiões ribeirinhas trouxeram vários transtornos para os moradores e preocupações para Defesa Civil. As inundações mostram mais uma vez a precariedade do velho e carcomido sistema de escoamento pluvial da área urbana viçosense. A Defesa Civil informou que está fazendo o monitoramento das regiões, e que assim que os alagamentos começaram alguns funcionários foram encaminhados para fazer a limpeza da rede pluvial nos locais de maior incidência.

De acordo com Rodrigo Cardoso, chefe da Defesa Civil, o excesso de chuva foi esporádico e a rede de escoamento não suportou a quantidade de água e o grande volume de lixo descartado de forma irregular e que entope tubulação.
Os pluviômetros da Defesa Civil registraram em torno de 100 milímetros o volume de chuva que caiu sobre acidade só nesta madrugada, muito acima da média considerada do normal para uma semana de chuvas em Viçosa, que é de 80 milímetros.
Foram registrados pontos de alagamentos na rua Honorina de Jesus, na Avenida Bernardes Filho e em bairros da cidade, onde a enxurrada vem das partes altas.
A Avenida Bernardes Filho é reincidente nesse problema. Basta uma chuva mais forte na cidade para que a ela vire uma piscina ao receber a enxurrada que vem do Santa Clara, Betânia e rua Papa João XXIII. Na Rua Honorina de Jesus acontece a mesma situação, com a enxurrada vinda da Av Jacob Lopes de Castro.
Também nas ruas Francisco Machado e Tenente Kummel os bueiros não foram suficientes para escoar a enxurrada e as bocas de lobo acabaram entupidas deixando as ruas cheias d’água..
Como a maior parte dos problemas foi decorrente do entupimento de bocas de lobo, bueiros, manilhas e sistemas de drenagem, a Prefeitura de Viçosa pede a colaboração da população para que não descarte na natureza lixos, entulhos e vegetação de forma irresponsável, e ainda solicita aos cidadãos que, quando vir isto acontecer, denunciem ligando para o serviço de fiscalização do município.

 

Autor: Folha da Mata

Leia outras notícias

Facebook

Como chegar

Jornal Folha da Mata

Endereço

Dr. Milton Bandeira, 160 - Sala 107 - Centro
Viçosa - MG
CEP: 36570-000

Telefone

(31) 3891-2883