Jornal Folha da Mata - Viçosa / MG

Área do Usuário Assinar Cadastrar Entrar

O Ministério da Saúde está realizando a campanha de vacinação da tríplice viral que previne doenças como sarampo, caxumba e rubéola. Até dia 13 de março, crianças e jovens com idade entre 5 a 19 anos, que não tenham recebido as duas doses, devem se vacinar. O objetivo é complementar o esquema vacinal e quem não possua o cartão de vacinas ou tenha tomado apenas uma dose também deve procurar as unidades de saúde do município.

No dia 15 de fevereiro, foi realizada uma mobilização nacional e, em Viçosa, foram realizados 280 atendimentos, conforme informou o secretário de Saúde, Marcus Schitini. Segundo ele, boa parte dos atendidos já estavam imunizados, sendo aplicadas cerca de 30 doses do imunológico.

Horários

A vacinação acontece de segunda a sexta-feira na Policlínica Municipal, na rua José da Cruz Reis, centro, das 8 às 17 horas. Já na Divisão de Saúde da UFV (Universidade Federal de Viçosa) o atendimento acontece das 13h30 às 16h30. Para receber a dose do imunológico é preciso comparecer as unidades de atendimento portando cartão de vacinas e documento de identificação.

As UBSs (Unidades Básicas de Saúde) terão dias específicos para vacinação, das 8 às 10h30 e das 13 às 16 horas, até o final da mobilização. O atendimento da unidade de São José do Triunfo (Fundão) acontece segunda-feira. Já na terça-feira, são atendidas as unidades de: Nova Viçosa; São José (Barrinha); Bom Jesus; Santa Clara 01 e 02.

Na quarta-feira, o atendimento acontece as UBSs de: Silvestre; Novo Silvestre; Santo Antônio 02 e Cachoeira da Santa Cruz (Cachoeirinha). Já na quinta-feira: Bom Jesus; São José (Barrinha); Nova Viçosa; Amoras; Nova Era; João Braz e São Sebastião.

O calendário do Ministério da Saúde prevê a realização da segunda etapa da campanha entre os dias três a 31 de agosto, tendo como público prioritário pessoas de 30 a 59 anos, que não tenham tomado ao menos uma dose da vacina tríplice viral.

 sarampo

De acordo com o Ministério da Saúde uma segunda etapa da vacinação ocorrerá em agosto (Foto: Assessoria/PMV)


Casos de sarampo

Em 2019, foi registrado um caso de sarampo no município e outros seis foram investigados pela SES/MG (Secretária de Estado de Saúde de Minas Gerais). No total, em Minas Gerais, foram registrados 132 casos confirmados.

Febre Amarela

A Secretaria de Saúde informou que as crianças que compareceram à Policlínica Municipal, no dia da mobilização, e estavam com o cartão desatualizado puderam regularizar a situação. No total, foram aplicadas cerca de 50 doses de vacina contra a febre amarela.

Em janeiro, o Ministério da Saúde emitiu alerta de que o vírus da febre amarela pode estar em circulação na região sudeste do Brasil e crianças com quatro anos devem tomar o reforço da vacina.

Legenda: Crianças e jovens, com idade entre 5 a 19 anos, são o público-alvo da mobilização que termina no dia 13 de março. A segunda etapa da campanha acontece em agosto, atendendo adultos de 30 a 59 anos.

Autor: Folha da Mata

Leia outras notícias

Facebook

Como chegar

Jornal Folha da Mata

Endereço

Dr. Milton Bandeira, 160 - Sala 107 - Centro
Viçosa - MG
CEP: 36570-000

Telefone

(31) 3891-2883