Jornal Folha da Mata - Viçosa / MG

Área do Usuário Assinar Cadastrar Entrar
Campanha de Multivacinação teve resultado positivo em Viçosa

A Campanha Nacional de Multivacinação finalizou no mês de setembro com um saldo positivo em Viçosa. O objetivo foi atualizar os cartões do calendário nacional de vacinação estipulado pelo Programa Nacional de Imunização para crianças de 0 a 7 anos e adolescentes entre 9 e 15 anos incompletos.
A vacina contra febre amarela também foi ofertada para pessoas com idade entre 9 meses e 59 anos. De acordo com o Ministério da Saúde, é importante tomar ao menos uma dose da vacina da febre amarela ao longo da vida. Não houve índices mínimo e máximo de vacinas definidos pelo governo. Sendo uma campanha de atualização do calendário de vacinas, o Ministério da Saúde não fixou índices ideais de cobertura, determinado inclusive que unidade de saúde envolvida utilizasse o estoque ou sobra de vacinas disponíveis.
Durante a campanha, 1.498 pessoas compareceram para atualizar sua vacinação nos postos de atendimento de Viçosa. Dessas, 1.025 eram crianças, mas apenas 548 (54%) estavam com o cartão de vacinas em atraso. Dos 473 adolescentes que compareceram, apenas 388 necessitavam receber a vacina, totalizando 71% das vacinas atrasadas. No total foram distribuídas 1.650 doses de vacinas.
A enfermeira da Policlínica, Maria do Carmo, informou que uma equipe da Saúde fica incumbida de ligar mensalmente para as mães de crianças cadastradas, lembrando do retorno para atualização do cartão de vacinação de seus filhos, em conformidade com o calendário de cobertura vacinal preconizado pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

Horários de funcionamento
Para o atendimento à procura por vacinas, a Policlínica e a Divisão de Saúde da UFV funcionam de segunda a sexta, de 8 as 16 horas. Já os PSFs de Cachoeirinha, Nova Viçosa/Posses, São José do Triunfo e Barrinha/Cidade Nova atendem essa demanda todas as terças e quintas, de 8 as 16 horas. Postos volantes no PSF Bom Jesus II (que atendem às segundas-feiras, de 8 as 15 horas) e no PSF Nova Era, às quintas-feiras, também das 8 às 15 horas.

Novos postos de vacinação
Recentemente a Secretaria Municipal de Saúde incorporou os PSFs Barrinha/Cidade Nova e Bom Jesus II no programa de vacinação com implantação de salas próprias para a prestação desse serviço nessas unidades. A medida facilita a vida das pessoas cadastradas nos serviços de saúde da família, nesses bairros, já que elas não mais precisam se deslocar até a Policlínica Municipal, no centro da cidade, para se vacinarem.

 

Autor: Folha da Mata

Leia outras notícias

Facebook

Como chegar

Jornal Folha da Mata

Endereço

Dr. Milton Bandeira, 160 - Sala 107 - Centro
Viçosa - MG
CEP: 36570-000

Telefone

(31) 3891-2883