Jornal Folha da Mata - Viçosa / MG

Área do Usuário Assinar Cadastrar Entrar
Ato na UFV lembra o incêndio no Museu Nacional

A obra “A pagar: somos o país do Bendegó” foi apresentada na tarde da última sexta-feira, 14, em frente à estaçãozinha da UFV (Universidade Federal de Viçosa). O objetivo foi gerar uma reflexão sobre o trágico incêndio no Museu Nacional no Rio de Janeiro, ocorrido no último dia 2.
Segundo a professora do Departamento de Artes e Humanidades (DAH) da UFV e também a responsável pela concepção e performance da obra, Christina Fornaciari, o título “A pagar: somos o país do Bendegó” faz menção ao meteorito Bendegó, que restou íntegro dentre os destroços do Museu, “testemunhando o descaso que levou a sua inestimável perda. O jogo de palavras ‘a pagar’ traz o sentido de apagar o fogo, mas também de apagamento de toda uma memória materializada no acervo que se queimou. E finalmente, o verbo “pagar” remete diretamente à falta de investimentos na infraestrutura do Museu”, explica.
A apresentação contou com uma cena composta por três extintores de incêndio, que permaneceram no local, mas sem ser usados, “dando ênfase à falta de recursos para apagar as chamas que devoravam o Museu Nacional”, esclarece Christina. Vestindo uma longa saia de carvão incendiada, uma personagem materializava a cena do prédio se desfazendo em cinzas.
Ao mesmo tempo, os performers buscavam construir esculturas com seus corpos e com carvão. Frágeis, as estruturas não se mantinham de pé, “imagem que destacava a impossibilidade de reerguer o Museu Nacional, bem como de recuperar seu acervo”, lembra Christina.

 

Autor: Folha da Mata

Leia outras notícias

Facebook

Como chegar

Jornal Folha da Mata

Endereço

Dr. Milton Bandeira, 160 - Sala 107 - Centro
Viçosa - MG
CEP: 36570-000

Telefone

(31) 3891-2883