Jornal Folha da Mata - Viçosa / MG

Área do Usuário Assinar Cadastrar Entrar
Arquiteto quer melhorar calçadas em Viçosa

Ao andar pelas ruas de Viçosa enfrentamos diversos problemas de locomoção, muitas vezes causadas pela irregularidade dos passeios que, em alguns casos, são altos demais, noutros estreitos, ou inclinados, o que obrigado os pedestres a transitar pelas ruas.
Após diversas reclamações e comentários de populares pela internet, o arquiteto e urbanista Walace Ângelo Santana criou no Facebook a página “Se essa rua fosse minha” para sugerir mudanças pontuais na estrutura urbana de Viçosa, uma vez que as reclamações ficaram sem respostas ou soluções concretas por parte do poder público municipal.
A última ação da página está sendo a coleta de material fotográfico e declarações para protocolar um pedido no Ministério Público, exigindo que a prefeitura obrigue os proprietários das casas e estabelecimentos a regularizarem suas calçadas, de acordo com a legislação vigente.
A lei municipal 1.633/2004, que dispõe sobre o Código de Obras do município estabelece em seu artigo 58 que as calçadas da cidade devem atender a algumas condições, tais como as características do piso, a inexistência de desníveis, declividade e altura do meio fio, que deve ser de no máximo 20 centímetros.
De acordo com Walace Santana, é importante que a sociedade viçosense o ajude na iniciativa enviando fotos para a página para que assim ações de melhoria possam ser solicitadas.
Para Walace, seu desejo é que a prefeitura cobrasse do cidadão o cumprimento das leis, pois todos acham que é dever da prefeitura adequar as calçadas, mas cabe ao executivo adequar apenas as calçadas dos imóveis públicos.
Além disso, para o arquiteto, a lei viçosense é muito simples e deveria ser mais detalhada, cobrindo todos os aspectos construtivos e peculiaridades existentes em cada local, lembrando sempre de respeitar a norma brasileira de acessibilidade, mobiliário, espaço equipamento urbano (ABNT NBR 9050).
Outro ponto levantado por Walace Santana que poderia melhorar a acessibilidade em Viçosa é o curso de Arquitetura da UFV que faz dezenas de trabalhos de levantamento do espaço público de Viçosa, focando na acessibilidade da cidade.

 

Autor: Folha da Mata

Leia outras notícias

Facebook

Como chegar

Jornal Folha da Mata

Endereço

Dr. Milton Bandeira, 160 - Sala 107 - Centro
Viçosa - MG
CEP: 36570-000

Telefone

(31) 3891-2883