Jornal Folha da Mata - Viçosa / MG

Área do Usuário Assinar Cadastrar Entrar
Agentes de trânsito da PMV intensificam fiscalização nas escolas

A segurança no trânsito próximo as escolas da cidade tem sido a tônica da rotina dos agentes de Trânsito de Viçosa. Eles vêm se revezando nas entradas das escolas localizadas nas ruas consideradas mais problemáticas, onde o fluxo de veículos é maior.
Segundo a chefe do Departamento de Educação no Trânsito, Juliana Ladeira, a ação tem caráter educativo, mas condutores em desobediência ao Código de Trânsito Brasileiro (CTB) poderão ser multados. Ela disse ainda que pelo menos duas vezes por semana, nos horários de entrada e saída dos alunos, no período da tarde, haverá agentes de trânsito em frente aos colégios Anglo, na rua Doutor Milton Bandeira, Ágora, na rua Senador Vaz de Melo, Génesis e Madre Santa Face, ambos na rua Dona Gertrudes, Nossa Senhora do Carmo, na rua Virgílio Val, Ministro Edmundo Lins, na avenida Santa Rita e Coronel Antônio da Silva Bernardes, (CASB) na rua Benjamim Araújo.

Vistorias
Entra ano e sai ano e a Prefeitura de Viçosa não consegue vistoriar as vans que prestam serviços escolares na cidade e os estudantes continuam usando os veículos sem que eles tenham passado por vistorias regulares conforme determina a Lei 1.617/04. Ela determina que “os veículos serão submetidos a vistorias semestrais, a critério das autoridades municipais de trânsito e em local a ser fixado por elas, para verificação de segurança, conservação, conforto, higiene, equipamentos e características definidas na legislação”. Mas, o que se tem observado é que há mais de dois anos nada é feito nesse sentido e as vans trafegam pela cidade sem o devido controle pela Prefeitura que, através de sua Diretoria de Trânsito, deveria estar fiscalizando essa prestação de serviços.
Em uma vistoria são verificadas as condições de funcionamento de pneus, faróis, setas, cintos, validade dos extintores, martelo de segurança para quebra dos vidros, limitadores de vidro, limpadores de para-brisas, retrovisores, câmera de ré (caso tenha), tacógrafos, placas e faixas amarelas com a inscrição escolar, além da documentação do condutor e do veículo. Outro critério observado é que o motorista de transporte escolar não pode ter cometido infração grave ou gravíssima nem ser reincidente em infrações médias nos últimos 12 meses.
Em Viçosa, atualmente, cerca de 40 vans estão credenciadas pela Prefeitura para fazer o transporte escolar dentro do município e o jornal Folha da Mata, nestes últimos dois anos, tem sempre chamado a atenção para a necessidade das vistorias desses veículos para a segurança não só do seu condutor como também dos passageiros e do cidadão comum.

 

Autor: Folha da Mata

Leia outras notícias

Facebook

Como chegar

Jornal Folha da Mata

Endereço

Dr. Milton Bandeira, 160 - Sala 107 - Centro
Viçosa - MG
CEP: 36570-000

Telefone

(31) 3891-2883