Jornal Folha da Mata - Viçosa / MG

Área do Usuário Assinar Cadastrar Entrar
Agentes de Saúde dos PSFs recebem treinamento

Os agentes comunitários que atuam no Programa de Saúde da Família (PSF) em Viçosa estão passando por treinamento sobre pesagem, mediação, amamentação e acompanhamento nutricional infantil. A primeira etapa do curso, que é coordenado pela enfermeira Dayana Alves e pelas nutricionistas Merilda Martins Miranda de Lima, da Prefeitura, e Daniele Neves Ribeiro, do Centro Estadual de Atenção Especializada. Aconteceu na última quarta-feira, 5, no auditório do Instituto Municipal de Assistência ao Servidor (Imas).
Um dos objetivos é capacitar os agentes de saúde para incentivar o crescimento da taxa de aleitamento materno junto às mães nas comunidades. A iniciativa esbarra na falta de dados estatísticos sobre a amamentação infantil nos PSFs. Por isso, a equipe terá que antes conhecer a situação nutricional das crianças viçosenses, segundo a nutricionista Merilda, da SMS/PMV.
"Em 2001 detectamos que o município passava por uma transição nutricional, ou seja, passou a ter mais crianças com risco de obesidade do que crianças desnutridas. De lá para cá a gente não conseguiu fazer muita coisa para mudar esse perfil, mas esperamos que, com a implementação de novas ferramentas, a gente consiga vigiar e voltar para a normalidade", explicou Merilda.
Uma das iniciativas estudada para a busca dessa mudança, é a criação de uma ficha de avaliação nutricional, que será preenchida junto às famílias pelos agentes comunitários. O questionário vai identificar quais são os hábitos alimentares das crianças e suas famílias para que, de posse dessas informações, os agentes possam identificar a necessidade de intervenção com conscientização, aconselhamento e até mesmo auxiliar o médico no encaminhamento de casos sensíveis para profissionais da área.
Outra ferramenta apresentada durante a capacitação é o gráfico de desenvolvimento da criança, que segue o cartão de vacinas infantil e é preenchido toda vez que a criança é pesada na unidade. As palestrantes ensinaram aos agentes a forma correta de marcar o gráfico, que assim preenchido ao longo dos meses, mostrará se a criança está progredindo ou regredindo.
Outra medida proposta é a criação do Protocolo de Aleitamento Materno de Viçosa, já em discussão no Conselho Municipal de Saúde. O Protocolo cria um guia para as mães, mostrando a forma correta de amamentar e um guia aos profissionais, para que eles possam detectar problemas na amamentação.
A Secretaria de Saúde está preocupada também com a grande quantidade de fórmulas infantis e leites especiais distribuídos na rede pública. A nutricionista do órgão citou, durante a capacitação, que as crianças que utilizam outros leites, além do leite materno, antes dos 6 meses de idade, "correm sérios riscos de desenvolver obesidade, diabetes, má formação de hábitos alimentares, problemas intestinais decorrentes do uso inadequado dessas fórmulas".
Para a enfermeira Dayana Alves, "a partir do momento em que a Prefeitura instrumentaliza seus agentes comunitários, capacitando-os a agir na comunidade, buscando as pessoas com problemas, a gente espera que diminua o uso dessas fórmulas e os problemas associados. Ela explicou que a Secretaria realizará uma segunda etapa de capacitação com as equipes de cada unidade, separadamente, para discutir outras questões sobre o aleitamento materno.

 

Autor: Folha da Mata

Leia outras notícias

Facebook

Como chegar

Jornal Folha da Mata

Endereço

Dr. Milton Bandeira, 160 - Sala 107 - Centro
Viçosa - MG
CEP: 36570-000

Telefone

(31) 3891-2883