Jornal Folha da Mata - Viçosa / MG

Área do Usuário Assinar Cadastrar Entrar
Agentes de endemias aprendem sobre como lidar com escorpião

Os agentes de combate a endemias da Prefeitura de Viçosa participaram de uma capacitação, na última sexta-feira, 23, no Departamento de Veterinária da UFV, onde foram instruídos como orientar os moradores de áreas infestadas quanto aos procedimentos a serem adotados no controle ao escorpião.
A justificativa da atividade, segundo a coordenadora do Setor de Vigilância Ambiental da Secretaria Municipal de Saúde, Lílian Souza, foi por causa das denúncias da presença de escorpiões em bairros da cidade. De acordo com a Vigilância Epidemiológica de Viçosa, foram registrados, só em 2018, 52 casos de acidentes com escorpião na zona urbana, com destaque para os bairros Santa Clara, Inácio Martins e Santo Antônio, e 15 na zona rural do Município.
Examinar roupas e calçados antes de usá-los; manter cama, sofás e berços afastados da parede; não deixar lençóis, cobertores e cortinas em contato diretamente com o chão; usar luvas grossas ao manusear materiais de construção na limpeza de jardins ou em outros locais que possam servir de abrigo a escorpiões, são algumas medidas que devem ser tomadas para se evitar acidentes.
Manter lotes limpos é cuidado fundamental para a eliminação de focos de proliferação de escorpiões, mosquito Aedes aegypti, caramujos africanos, roedores e baratas.
Lançada no ano passado, a campanha “Lote Limpo, Lote Seguro” vem sendo mantida pela Prefeitura e pelo Corpo de Bombeiros Militar e até hoje foram vistoriados 233 lotes, sendo seus proprietários notificados para providenciar a limpeza de seus terrenos.
As denúncias desses lotes sujos devem ser feitas ao Setor de Vigilância Ambiental, pelo telefone 3892.6430. Elas serão encaminhadas ao Departamento de Fiscalização para as devidas providências.

 

Autor: Folha da Mata

Leia outras notícias

Facebook

Como chegar

Jornal Folha da Mata

Endereço

Dr. Milton Bandeira, 160 - Sala 107 - Centro
Viçosa - MG
CEP: 36570-000

Telefone

(31) 3891-2883