Jornal Folha da Mata - Viçosa / MG

Área do Usuário Assinar Cadastrar Entrar
“A nova Arca de Noé”

A Fundação Leonardo Di Caprio acaba de divulgar um projeto de escala global para mapear possíveis corredores ecológicos que irão permitir o livre deslocamento de animais, a dispersão de sementes e o aumento da cobertura vegetal entre áreas protegidas à medida que as mudanças climáticas avançam. E quem traçou os caminhos para este futuro foi uma equipe de pesquisadores da Universidade Federal de Viçosa.
O trabalho dos pesquisadores do Departamento de Solos da UFV irá subsidiar o esforço da Leonardo DiCaprio Foundation para arrecadar mais de 20 milhões de dólares e acelerar iniciativas de conservação e a busca de soluções inovadoras para a crise climática. A equipe coordenada pelo professor Elpídio Inácio Fernandes Filho foi convidada pela Fundação Globaïa, situada na Inglaterra, para, em seis meses, mapear uma possível rede de segurança para a sobrevivência de espécies ameaçadas no planeta. O mapeamento global de corredores ecológicos e do potencial de conservação é a fase inicial de um projeto mais longo de utilização dos mapas como base para desenvolver outro ainda mais complexo e detalhado.
O objetivo final é chegar a uma proposta de conservação e uso sustentável de cerca de 50% do planeta, considerando a necessidade de se assegurar a integridade da biosfera em face do crescimento acelerado da população mundial.
A equipe do Laboratório de Geoprocessamento (LabGeo) da UFV foi formada por apenas cinco pesquisadores: Elpídio Fernandes, Pedro Christo, Felipe Simas, Martim Meier e Guilherme Oliveira. Sem verbas para o projeto e sem um computador que desse conta de tantos dados do modelo espacial, eles usaram talento, conhecimento e criatividade.
Os resultados do trabalho feito pela UFV foram muito bem recebidos pela Fundação Leonardo DiCaprio e por cientistas e organizações envolvidas no projeto. As verbas arrecadas deverão agora viabilizar a contrução das centenas de milhares de corredoresdefinidos pela equipe da UFV. (Fonte: matéria institucional “A nova Arca de Noé”, da jornalista Léa Medeiros, da UFV).

 

Autor: Folha da Mata

Leia outras notícias

Facebook

Como chegar

Jornal Folha da Mata

Endereço

Dr. Milton Bandeira, 160 - Sala 107 - Centro
Viçosa - MG
CEP: 36570-000

Telefone

(31) 3891-2883