Jornal Folha da Mata - Viçosa / MG

Área do Usuário Assinar Cadastrar Entrar
200 bailarinos em uma viagem ao Maravilhoso Mundo dos Contos

O Núcleo de Arte e Dança neste ano se inspira em grandes clássicos da literatura mundial para montagem de seu espetáculo do 37º Festival de Dança. As obras dos alemães Irmãos Grimm, do dinamarquês Christian Andersen e dos franceses Charles Perrault e Jeanne- Marie Leprince de Beaumont, escritores que nos séculos XVII, XVIII e XIX criaram histórias que pertencem à Literatura Infantil, mas nem por isso deixam de encantar pessoas de várias idades ao redor do mundo até os dias de hoje. Considerados clássicos da literatura mundial, os contos de fadas têm origem em tempos remotos e nem sempre se apresentaram como os conhecemos hoje, transformados em grande sucesso, principalmente nos cinemas.
No espetáculo “O Maravilhoso Mundo dos Contos” esses personagens que povoam o imaginário de crianças, jovens e adultos vão ganhar vida no palco do Espaço Acadêmico e Cultural Fernando Sabino, na UFV, de sexta-feira a domingo, dias 24, 25 e 26 próximos. O espetáculo é um incentivo à leitura, e a descoberta das verdadeiras histórias que deram origem a esses contos, com muita dança.
O Maravilhoso Mundo dos Contos vai trazer as histórias de: a Bela e a Fera, Branca de Neve, Frozen, Aladim, Ariel, Rapunzel, A Bela Adormecida, Cinderela e o Corcunda de Notre Dame. Entre ballets do repertório mundial e criação dos próprios professores, com presença de cerca de 200 bailarinos entre amadores e profissionais do Núcleo de Arte e Dança, do Grupo Êxtase de Danças Clássicas e Grupo Êxtase Juvenil, do Centro Experimental de Artes da Secretaria Municipal de Cultura Patrimônio Histórico e Esportes da PMV, do Projeto VOAR – Institutos ASAS e do Projeto Passos Para um Futuro, que já estão em intensa preparação para levar o público a esta fascinante viagem.
Nos figurinos, um passeio pelos contos e um encontro com a magia e a imaginação. Este ano o trabalho de confecção dos figurinos contou com um envolvimento maior das famílias que se dedicaram ao processo de busca de materiais e mão de obra e puderam sentir e ver de perto os desenhos de Maria José Lemos ganhando vida.
Também fundamental para que o espetáculo seja mágico, o público verá o cenário de Jarbas Nogueira que transportará a todos para o universo da literatura e dos contos. Kátia Vitalino, uma das diretoras do espetáculo, reforça que “Cada detalhe motiva: coreografia, figurino, fotografia, ensaios, cenário. É uma movimentação muito grande de toda equipe, pais e bailarinos que faz com que nossa energia se renove todos os dias”.
O espetáculo tem direção geral de Patrícia Lima e Kátia Vitalino e direção artística do Maitre Reynaldo Muniz. Kátia Vitalino destaca o empenho de todos os bailarinos e de todas as famílias envolvidas no processo de montagem do evento que exige dedicação e compromisso. Principalmente agora na reta final. “É neste momento que concentramos toda nossa energia para que “O Maravilhoso Mundo dos contos”, mais uma vez, encante e faça com que o público sinta e reflita a importância da arte na vida de todos”.
Patrícia Lima, idealizadora do Festival, já tradicional na cidade, reforça que o trabalho pretende aproximar a todos, principalmente as crianças e adolescentes, da magia da literatura, dos bons sentimentos e do incentivo à busca pelo bem, tão presentes nos contos infantis.
“Nós fizemos pesquisas em cima dos contos desde suas origens até a sua transformação em filmes, e vemos crianças encantadas com a Disney e que não sabem que essas histórias são muito mais antigas. A ideia é aproximá-las da literatura, do valor do ler e do escrever, e do poder transformador que os contos têm através de suas historias. Vamos levar tudo isso ao palco através da arte e da cultura”.
O 37º Festival é uma realização do MINC, Núcleo e ASAS. Promoção PEC - DAC UFV, com incentivo cultural da Haskell, Amantino Supermercado, Metalsider, SERJUS - Anoreg, CORI – MG, Roberto Andrade. Apoio cultural Colégio Anglo; O Mapa do Mundo; Jornal da Folha da Mata e Secretaria de Cultura Patrimônio Histórico e Esportes da PMV.

 

Autor: Folha da Mata

Leia outras notícias

Facebook

Como chegar

Jornal Folha da Mata

Endereço

Dr. Milton Bandeira, 160 - Sala 107 - Centro
Viçosa - MG
CEP: 36570-000

Telefone

(31) 3891-2883