Cafés da região são selecionados em competição nacional
Ao todo, 25 produtores de café da zona da mata vão disputar certificados nacionais e internacionais
O café da região da Zona da Mata figura, novamente, entre os melhores do país. O concurso de qualidade “Cup of Excellence” escolheu 25 produtores da região para a fase nacional do concurso. Ao todo, são 23 propriedades de Araponga, uma de Pedra Bonita e outra de Canaã.
Araponga é um dos municípios que possui mais representantes na lista final de 125 selecionados. São cafés produzidos em diversas partes do país – muitas delas já tradicionais no cultivo de grãos de qualidade – como o Sul de Minas, o cerrado mineiro e a Serra da Mantiqueira, em MG e a chapada diamantina, na Bahia.
A fase nacional da competição terá início no dia 16 de outubro. Um jurí vai avaliar aspectos como tipo, cor, aspecto, umidade, defeitos e qualidade de bebida. Os 40 melhores classificam-se para a fase internacional da competição, entre 21 de outubro e 14 de novembro, quando juízes do exterior definirão os 30 campeões. Os vencedores ganharão o direito de serem comercializados em disputado leilão mundial, via internet.
A Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA, na sigla em inglês), promove o concurso há 21 anos para produtores brasileiros de café arábica. O “Cup of Excellence” recompensa os produtores pelo esforço e trabalho em produzir cafés de qualidade. Na disputa realizada no ano passado, duas propriedades de Araponga e uma de Canaã foram premiadas nas etapas nacional e internacional.
Comentários (0)
Comentários do Facebook